Mais
×

Como projetar um logotipo de ateliê

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Como você descreveria o seu ateliê? É um lugar artístico, onde adultos talentosos dançam, pintam, desenham e cantam? Talvez você tenha um lugar para crianças extraordinariamente criativas e engenhosas, ou talvez você seja um fotógrafo ou projetista gráfico. Independente do nicho que você trabalha, o logotipo certo pode fazer um ótimo trabalho explicando exatamente o que se esperar do seu ateliê, então faça o melhor trabalho possível projetando o símbolo do seu ateliê.

Instruções

Alto contraste. Letras claras. Faça com que seu logotipo se destaque (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)
  1. Foque no nome do ateliê. Qual imagem vem à mente? Faça uma lista com símbolos que são conhecidos por pessoas que procuram o que você oferece. Por exemplo, sapatos de dança, silhuetas de dançarinos e luzes de cenário podem representar um ateliê de dança.

  2. Procure em bibliotecas ou na Internet para achar logotipos existentes. Consulte livros de projetos de logotipos e páginas especializadas na Internet. Considere cores básicas para um ateliê de crianças, ou preto e branco para um de danças para adultos. Ou então, use cores em seus materiais de promoção. Consiga um melhor custo benefício usando um cor primária com desbotamentos leves para que seu logotipo pareça ser multicolorido.

  3. Contrate um profissional para desenhar algumas ideias de logotipo para o seu ateliê. Trabalhe junto de um artista profissional se você tiver um orçamento para isso (projetista profissionais de logotipos tendem a ser bem caros). Ou então, entre em contato com um estúdio local, ou uma universidade, e ofereça um prêmio de R$ 250 para o aluno que conseguir fazer o melhor logotipo. Você vai conseguir um projeto novo e o aluno vai ficar entusiasmado de poder adicionar um trabalho real ao seu currículo.

  4. Desenhe o logotipo você mesmo, se não puder pagar um artista e se sentir confortável para mexer com um programa de computador especializado. Compre um programa cheio de ilustrações de uso livre. Abra o programa e procure algo que siga os seguintes critérios: alto contraste, alta resolução e imagens nítidas. Imagine o nome do seu ateliê em algumas imagens, para então escolher três ilustrações que você mais gostar.

  5. Reinicie seu computador. Abra um novo documento no seu processador de texto ou de imagens. Faça três molduras. Abra as três imagens que você selecionou. Coloque todas elas no centro das molduras. Faça uma caixa de texto acima de cada imagem e digite o nome do seu ateliê. Tente diversos tipos de fontes. Fontes grossas, claras e distintas são as melhores. Evite fontes cursivas, a não ser que você tenha experiencia com projetos desse tipo.

  6. Avalie os três projetos. Decida qual reflete melhor o espírito e energia do seu ateliê. Teste os três: diminua-os para um tamanho de 5 cm por 5 cm. Você consegue identificar claramente o texto e a imagem? Algum deles está mais claro do que os outros? A escolha pode acabar sendo mais fácil do que você imagina quando você observar as versões em miniatura.

Dicas

  • Até mesmo projetistas profissionais precisam de direções dos clientes. Procure exemplos de logotipos existentes que sigam o seu gosto. Leve-os para o próximo encontro com o seu projetista, assim você vai alcançar ótimos resultados.

O que você precisa

  • Material de referência (exemplos de logotipos)
  • Computador
  • Programa de computador
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article