×
Loading ...

Como projetar um sistema de som residencial

Atualizado em 17 abril, 2017

Projetar um sistema de som pode parecer uma tarefa desafiadora, mas uma vez que você separar o sistema em seus vários componentes, é bem fácil determinar quais produtos e aparelhos você precisa e como montá-los. Um sistema bem projetado tornará as atividades de ouvir música e assistir filmes muito mais fácil, rápido e mais satisfatória para você e sua família, e fará você ter o máximo de resolução e clareza da sua mídia.

Instruções

Montar um sistema de som é uma maneira de melhorar a experiência de assistir filmes e ouvir músicas com a família (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)

    Projetando seu sistema de som residencial

  1. O primeiro passo ao projetar seu sistema de som é escolher um receiver apropriado. O receiver é o aparelho que aceita conexões de áudio de aparelhos como tocadores de CD e LP, e permite que você troque rapidamente entre eles. Certifique-se de que seu receiver tem o número de entradas necessárias para todo o seu equipamento de áudio. Se você tem um tocador de CD, MP3, DVD e uma vitrola, tenha certeza que seu aparelho possua as conexões necessárias pelo menos para esses aparelhos. Ter uma ou duas entradas livres para conectar aparelhos futuros é recomendado.

    Loading...
  2. O receiver deve receber a energia correta, já que ele irá alimentar seus alto-falantes e controlar o volume das fontes de áudio. Geralmente, quanto mais Watts, melhor o amplificador. Entretanto, você precisa ler as especificações de THD (distorção harmônica total) de seu amplificador, pois irá afetar a clareza do áudio; a maioria dos receivers têm essa medida em menos de 1 por cento, mas os melhores medem menos de 0.1 por cento.

  3. O próximo passo é comprar os alto-falantes. Conheça as especificações do seu receiver quando estiver comprando os alto -alantes, pois eles devem funcionar juntos. Geralmente, quanto mais sensível é o alto-falante, mais energia ele irá puxar de seu amplificador, reduzindo o volume máximo. Isso pode não ser um problema se seu amplificador for potente, caso contrário pode ser. Verifique as especificações de fábrica de seu amplificador e dos alto-falantes para achar a melhor combinação.

  4. O próximo passo é a compra do tocador de CD. Apesar de muitas empresas produzem tocadores de CD que armazenam vários CDs ao mesmo tempo, é melhor escolher um tocador que tenha espaço para apenas um ou dois CDs. Quando o assunto é equipamentos em geral, quanto menos partes móveis você tem, menor a chance de algo quebrar ou não funcionar corretamente.

  5. Se você planeja assitir filmes com seu sistema de som, você irá precisar comprar uma leitor de DVD ou Blu-ray. Nos aparelhos de vídeo, você deve procurar pela maior resolução possível. A maioria dos aparelhos de Blu-ray oferecem alta resolução tanto para DVDs como para discos de Blu-ray.

    Conectando seu sistema de som residencial

  1. Com toda energia elétrica desligada, conecte os alto-falantes ao amplificador com os cabos de melhor qualidade possível. O fabricante irá informar o melhor tipo de cabo para ser usado com os alto-falantes e com o amplificador.

  2. Conecte o tocador de CD na entrada de mesmo nome em seu receiver. Selecione a saída de CD no receiver e coloque um disco para tocar para ter certeza que o sistema está funcionando.

  3. Conecte o aparelho de DVD na entrada de mesmo nome no receiver. Teste esta conexão para verificar se o áudio está funcionando corretamente. Se você pretende conectar sua televisão a esse sistema, agora é a melhor hora.

  4. Conecte quaisquer outros aparelhos, como um tocador MP3 ou sintonizador, em seu receiver nas entradas apropriadas. Verifique se eles estão funcionando corretamente.

Loading...

O que você precisa

  • Alto-falantes estéreos ou surround
  • Amplificador estéreo ou surround com controle remoto
  • Tocador de CD
  • Tocador de DVD ou Blu-ray

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...