×
Loading ...

Como projetar uma viga de concreto

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

As vigas de concreto são um produto da engenharia estrutural moderna. As vigas modernas são concretos pré-tensionados onde hastes de aço são colocadas antes da colocação do concreto. Após o assentamento, a tensão nas hastes é liberada, criando uma força extrema e uma capacidade para suportar fardos. Aplicações de vigas de concreto que não requerem tanta força de sustentação podem ser facilmente projetadas agora. Elas empregam barras de reforço não-tensionadas e aditivos de concreto que aumentam sua força. Para projetos de reforma da casa e pequenos projetos, as exigências de suporte de carga determinam as considerações básicas do projeto.

Instruções

Projete uma viga de concreto para obter um material forte e econômico (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Desenhe o alcance e o tamanho geral da viga exigida para o projeto. Embora as exigências de suporte definitivas determinem as dimensões finais e a construção da viga, as limitações de espaço físico também precisam ser consideradas. Defina e desenhe o projeto em polegadas.

    Loading...
  2. Pesquise e analise a carga máxima que uma única viga consegue suportar em Kg. Se ela precisa dar um suporte vertical apenas, esse é um cálculo simples e se aplica a toda a superfície exposta. Se é uma carga de alcance -- construção de pontes -- então normalmente é uma exigência de suporte de cargas verticais de médio-alcance. Inclua todo o peso razoável em contribuição aos seus cálculos. Por exemplo, um caminhão de eixo triplo pesando quatro toneladas com uma carga de 8 t exigirá uma taxa de suporte de 12.000 Kg.

  3. Converta o cálculo de peso de suporte de cargas para a tensão necessária que a viga precisa possuir. (nota: o cálculo de tensão em Pa é baseado na exigência de peso de suporte da carga pelo espaço-alvo -- ou pegada -- onde o peso será aplicado). Determine a pegada de uma viga em Pascals. Uma viga de 25 x 50 cm dará uma superfície de contato de 12,5m². Divida a exigência de peso de suporte pelo número de metros quadrados (a área de tensão). Uma carga de 12.000 Kg em uma pegada de 12,5 m² dará uma tensão de 960 Pa. O concreto não-reforçado possui uma taxa de tensão de aproximadamente 20 milhões de Pascals. Nesse exemplo, um concreto puro sem reforço lidaria facilmente com a carga.

  4. Pegue a exigência de suporte de carga total e divida pelo número de vigas com dimensões iguais na estrutura -- divisão do fardo -- para determinar a quantidade final de suporte de peso em Pa. Aumente esse número em 50% para aplicar um fator de segurança.

  5. Determine se o concreto não reforçado será suficiente para a estrutura da viga. Para a maioria das exigências para o lar e lojas, o concreto padrão será um conteúdo suficiente para a estrutura da viga.

Loading...

Aviso

  • Projetos de vigas para pesos extremos devem sempre ser revistos por um engenheiro civil.

O que você precisa

  • Trena
  • Esquadro
  • Régua em T
  • Papel branco
  • Lápis e marcadores
  • Calculadora

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...