Como brinquedos de corda funcionam?

Um brinquedo de corda

Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images

Embora os mecanismos específicos variem de brinquedo para brinquedo, todos funcionam no mesmo princípio fundamental da energia: energia potencial. Ao dar corda no brinquedo, a energia acumulada ao girar o aparato é transferida para um mecanismo de armazenamento, como um elástico.

Um bom meio de usar esse tipo de ação é segurar um elástico entre o polegar e o dedo indicador de uma mão, torcê-lo com força e então soltá-lo. Ele girará até retornar ao seu estado original e desenrolado. Quanto mais apertado você girar, mais rápido ele conseguirá girar no começo porque, ao fazer isso, você encontra mais resistência e precisa usar mais força, colocando mais energia potencial no elástico.

Enquanto a energia de alguns brinquedos realmente é alimentada por um elástico, outros usam molas que operam em um princípio semelhante. Com molas, a energia potencial é armazenada nas bobinas de metal à medida que são comprimidas.

Energia potencial

Engrenagem

Independente do mecanismo utilizado, um brinquedo mecânico funciona através de mecanismos que aproveitam esta energia e a transferem para as partes móveis do brinquedo de uma forma específica. Isso geralmente é feito usando engrenagens, pois pode-se juntá-las e então usá-las para mudar a direção do movimento que uma saída de energia está criando. Isso torna possível que, por exemplo, uma mola se desenrolando em uma direção de cima para baixo possa alimentar um mecanismo que opera em um movimento de lado a lado.

Engrenagens podem ser colocados de tal maneira que o dispositivo não possa se expandir ou desenrolar sem dar energia ao brinquedo de algum modo. Um exemplo simples disso é uma caixa surpresa. Esse brinquedo é baseado em uma mola de corda, mas quando é liberada, empurra o corpo de um boneco.

Enrolamento

Independente do brinquedo receber corda com uma chave, uma manivela ou algum outro mecanismo, seu processo de enrolamento inicia outro processo mecânico, onde as engrenagens associadas à chave se conectam a mecanismos que ou puxam um dispositivo, tal como um elástico, ou comprimem um mecanismo, como uma mola.

Mecanismos de redução de velocidade

Enquanto alguns brinquedos de corda liberam toda a energia acumulada em um curto espaço de tempo, como carrinhos ou caixas surpresa, alguns outros usam engrenagens e mecanismos que liberam a energia de maneira mais controlada, o que permite que o brinquedo permaneça ativo por um período de tempo maior e faça movimentos mais sutis. As engrenagens e outros mecanismos são feitos para proporcionar resistência ao movimento do dispositivo através de fricção, exigindo mais força para girar e se mover.

eHow Brasil
×