Projeto de ciência: plantar feijão em papel toalha

Escrito por george macias | Traduzido por ana caroline braga
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Projeto de ciência: plantar feijão em papel toalha
Ensine aos alunos o método científico a partir de brotos de feijão (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

O feijão barato e de fácil cultivo pode ensinar aos alunos todos os tipos de noções sobre o mundo natural. Os experimentos simples com feijão proporcionam uma experiência de aprendizagem prática que conduz as crianças frente a frente com as maravilhas da ciência e da natureza. Mostre aos jovens alunos como esses pequenos corpos podem absorver quantidades surpreendentes de água e, magicamente, ganhar vida. As crianças aprenderão a medir e comparar diferentes conceitos e princípios básicos do método científico.

Outras pessoas estão lendo

Veja se o tamanho é importante

Como primeiro experimento, veja se o tamanho do feijão, ou da semente, tem alguma relação com a rapidez com que ele brotará. Para essa experiência, você vai precisar de 300 feijões comuns, 15 copos de plástico, algumas películas de plástico e toalhas de papel. Separe os feijões por tamanhos pequeno, médio e grande; e, em seguida, coloque 20 feijões de cada grupo em um papel toalha úmido. Cubra os grãos com a película plástica, enrole-os, adicione outra camada de papel toalha e enrole novamente, então, lacre todos juntos. Coloque cada amostra em um copo de água e verifique uma a uma diariamente, durante cinco dias, para ver como o tamanho das sementes afeta o crescimento.

Projeto de ciência: plantar feijão em papel toalha
Teste se o tamanho afeta a taxa de crescimento (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Outra opção de experimento

Outro experimento para crianças pequenas é testar várias formas de crescimento para ver qual funciona melhor. Use o feijão verde e a história do "João e o pé de feijão" para mexer com a imaginação. Peça aos estudantes que plantem um conjunto de feijões verde utilizando papéis toalha úmidos e saco plástico, e outro conjunto com terra, em um copo plástico. Separe um tempo todos os dias para os alunos regarem os grãos e medirem e compararem os dois conjuntos, mantendo o controle com gráficos de crescimento.

Projeto de ciência: plantar feijão em papel toalha
Monitore o crescimento dos feijões verde em várias formas de plantio (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Cozido vs cru

Teste se cozinhar lentilha tem algum efeito sobre sua capacidade de brotar, medindo e comparando o crescimento de sete copos diferentes de feijão. O primeiro copo será a amostra de controle com lentilhas secas. Os outros seis copos estarão preenchidos com grãos que foram cozidos em vários intervalos, de 5 a 30 minutos. Cubra os copos com papéis toalha e peça aos alunos para monitorarem seu crescimento de quatro a cinco dias.

Projeto de ciência: plantar feijão em papel toalha
Veja como o cozimento afeta o crescimento dos feijões verdes (Comstock/Comstock/Getty Images)

Absorção da água

Separe seis copos de plástico diferentes de 355 ml e meça 50 gramas de feijão seco em cada um. Nesse experimento, os alunos calcularão quanta água o feijão absorverá ao longo do tempo. Rotule cada copo com um "tempo de absorção"; começando em zero para o primeiro copo e, depois, variando de 20 minutos a 27 horas para o restante dos cinco copos. Despeje 100 ml de água em todos os copos, com exceção do primeiro. Quando os tempos designados acabarem, os alunos devem retirar os feijões e secá-los cuidadosamente com papéis toalha. Coloque cada feijão em um copo seco, pese-os e, em seguida, compare esse peso com o copo inicial.

Projeto de ciência: plantar feijão em papel toalha
Compare o tempo de absorção dos feijões (Liquidlibrary/liquidlibrary/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível