Projeto de ciência sobre o olho humano

Escrito por sarah lipoff | Traduzido por daniela lemos
Projeto de ciência sobre o olho humano

Ao enxergarmos algo, a imagem é projetada, de cabeça para baixo, sobre a parede posterior do olho, denominada retina

Jupiterimages/Stockbyte/Getty Images

Ensinar as crianças sobre como funciona o olho humano pode ser divertido e interessante, viabilizando a criação de projetos que, ao finalizados, podem ser compartilhados com os outros. Essas atividades científicas são apropriadas para alunos do ensino fundamental e podem ser trabalhados em grupos na sala de aula. Os seguintes projetos de ciência se relacionam com temas sobre o corpo humano, os cinco sentidos e a visão.

Outras pessoas estão lendo

Visão noturna

Para fazer essa atividade científica, é necessário usar uma sala quase que totalmente escura. Se a área disponível não for relativamente escura, deve-se utilizar venda nos olhos para causar o mesmo efeito. Antes de trabalhar com os alunos do ensino fundamental, objetos afiados devem ser retirados da sala, assim como qualquer item que possa causar danos aos alunos. Comece reunindo os estudantes e discuta com eles a forma como o olho utiliza a luz para ver. Compartilhe com eles as informações sobre a pupila, os bastonetes e os cones, explicando como eles reagem à luz e à escuridão, em um processo decorrente do qual o olho humano consegue enxergar. Depois de alguns minutos, ascenda as luzes ou tire a venda dos olhos dos alunos, e faça com que prestem atenção à forma como os olhos se ajustam à luminosidade externa. Desligue as luzes novamente e observe como leva em média dois segundos para que os olhos consigam trabalhar no escuro.

Qual a cor dos seus olhos?

Obtenha dois espelhos para que possam ser utilizados pelos alunos do ensino fundamental nessa atividade científica. Analisando mais atentamente seus olhos eles notarão as diferentes partes que, em conjunto, contribuem para criar a visão. Tenha disponível um grande desenho ou fotografia de olho humano com as respectivas partes representadas. Apresente aos estudantes informações sobre a estrutura ocular, bem como os significados de cada parte. Discuta com eles se a cor dos olhos interfere na forma como ele enxergam. Dê a cada aluno um pedaço de papel, lápis e lápis de cor. Usando os espelhos, peça a eles que desenhem seus olhos, certificando-se de incluir todas as partes vistas no espelho. Os olhos devem ser grandes o suficiente para preencherem o papel, de modo que todos os detalhes possam ser adicionados. Peça aos alunos que atribuam corretamente os nomes às partes dos olhos assim que eles terminarem o desenho.

A câmera e o olho

A câmera funciona da mesma forma que o olho humano e isso pode ser demonstrado aos alunos do ensino fundamental por meio de uma câmera fotográfica. Para a consecução desse projeto, é necessária uma câmera digital ou de filme. Explique aos alunos que, ao enxergarmos algo, a imagem é projetada, de cabeça para baixo, sobre a parede posterior do olho, denominada retina. No entanto, quando o cérebro processa a imagem, ela se acomoda na posição correta. A câmera faz exatamente a mesma coisa. Deixe os alunos do ensino fundamental andarem pelas salas e encontrarem objetos que sejam interessantes de se olhar. Permita que eles atribuam vida ao objeto, posicionando-o de maneira única. Deixe-os utilizar a câmera para tirarem fotos do objeto, as quais serão impressas e disponibilizadas na sala de aula para que outros alunos possam vê-las.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2015 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media