Projeto de ciências sobre a densidade das soluções

Escrito por regina edwards | Traduzido por julio vizo
Projeto de ciências sobre a densidade das soluções

O experimento de flutuação do ovo demonstra alterações na densidade da solução

Egg image by Andrei Leczfalvi from Fotolia.com

A densidade da água tem um valor conhecido, no entanto, a densidade de soluções mudam de acordo com a concentração. A água salgada é mais densa do que a água doce. No experimento de flutuação de um ovo, a flutuabilidade do ovo aumenta à medida que o sal é adicionado à água potável, o que configura as alterações na densidade.

Outras pessoas estão lendo

Materiais

Use ovos crus com cascas que tenham sido retirados da geladeira de modo que estejam em temperatura ambiente. Encha uma jarra de água à temperatura ambiente e prepare os seguintes materiais: copo de medição, misturador de plástico ou de madeira, tigela transparente ou proveta, colher de chá, sal, régua e uma balança pequena de alimentos.

Documentação

Faça um registro de suas observações e medições, listando seus materiais. Ao realizar o experimento, anote o que você fez, o material e a quantidade utilizada e suas observações dos acontecimentos. Tire as medições para documentar o efeito das mudanças. Inclua no seu primeiro registro o peso do ovo no início da experiência.

Procedimento

Encha uma proveta com água e coloque cuidadosamente o ovo na água. Observe se ovo boia ou afunda (deve afundar). Em seus registros, observe o local onde o ovo está, na parte inferior do recipiente em escala "0", porque este é, o ponto de partida do experimento. Meça 1 colher de chá de sal e coloque-a na proveta. Delicadamente misture o sal para dissolver e espere a água e ovo estabilizarem. Observe se o ovo sobe. Registre esta etapa em suas anotações, juntamente com quaisquer outras observações. Continue a adicionar sal até que o ovo comece a flutuar. Meça a distância em que o ovo está do fundo, e registre esta mudança. Continue adicionando delicadamente sal na proveta até que o ovo flutue na superfície da água. Adicione quantas colheres de sal forem necessárias para deslocar o ovo na água. Da mesma forma, calcule a quantidade de sal necessária para fazer o ovo flutuar por completo. Compare o valor final de sal necessário colocando um copo de medição na escala e ajustando-a em zero. Encha o copo de medição com a mesma quantidade de sal de seu cálculo final. Compare o peso do sal necessário ao peso do ovo no início da experiência. De acordo com o site ScienceHound.com, uma quantidade de sal equivalente ao peso do ovo misturado em 200 ml fará com que o ovo boie. Uma vez que um copo é de aproximadamente 237 ml, a adição de uma quantidade de sal um pouco mais pesada do que o ovo fará com que ele boie. Seus registros mostrarão que o aumento da concentração (acrescentando-se mais sal) terá um efeito direto no aumento da densidade, fazendo com que o ovo flutue.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media