Projeto de ciências sobre como dessalinizar água usando energia solar

Escrito por roger delvenado | Traduzido por pamela oliveira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Projeto de ciências sobre como dessalinizar água usando energia solar
O processo de evaporação via calor solar é um método natural de dessalinização da água (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

A dessalinização da água do mar ocorre diariamente, com o sol a aquecendo até seu posto de ebulição. Quando ela evapora, não leva consigo os sais que estavam dissolvidos no oceano e, depois, precipita como água de chuva. Esse processo de dessalinização é observável através de diversos experimentos de ciências.

Outras pessoas estão lendo

Dessalinizando água do mar

Este projeto, recomendado pelo Science Fair Adventure, requer apenas um pouco de água, uma caneca, uma bacia, sal, uma pedra e filme de PVC para demonstrar a capacidade do sol de dessalinizar a água. Primeiro, misture a água e o sal (ou use água do mar) na caneca e passe a mistura para a bacia. Lave bem a caneca e coloque-a de pé no centro da bacia. Deve haver em torno de 2,5 cm de água na bacia. Cubra-a com o filme de PVC e coloque-a em um lugar quente e ensolarado. Coloque a pedra sobre o filme acima da caneca, de forma que o plástico fique abaulado. Espere algumas horas até que haja uma quantidade de água apreciável na caneca. Prove-a -- ela não deve estar salgada.

Aparato de dessalinização em uma garrafa

Esse projeto, sugerido pelo Science Buddies, também mostra o poder do sol para dessalinizar a água. Coloque uma garrafa de base quadrada deitada. Corte o lado superior de forma a ficar com três lados e um largo bocal. Mais tarde, você vai cobrir a abertura com filme de PVC. Faça um furo na garrafa abaixo do filme de PVC. Uma tampa de garrafa e um canudo servirão de coletores de condensação. Coloque a tampa e o canudo dentro da garrafa com o canudo atravessando o furo feito anteriormente. O canudo deve estar ligado a outra garrafa ou recipiente. Coloque água salgada na primeira garrafa e cubra com filme de PVC. A água vai evaporar sob os raios de sol, condensar e escorrer até o outro recipiente no fim do canudo. Coloque um peso no filme de PVC para que a água condensada chegue ao coletor (tampa e canudo). Construa mais cinco desses dessalinizadores. Agora você pode fazer uma série de experimentos e comparar os resultados obtidos em cada um deles. Altere diferentes variáveis em cada aparato, como a quantidade de luz que cada um recebe ou a salinidade inicial da água, para observar as diferenças na água resultante.

Experimento de dessalinização por forno solar

Esse projeto, usado no California State Science Fair, testa diferentes modos de dessalinizar água. Primeiro, construa seis dispositivos de dessalinização como os descrito no experimento acima. Faça um forno solar usando uma caixa de papelão forrada com papel alumínio. Coloque dois dispositivos dentro do forno, dois no sol e dois na sombra. Deixe-os nessas condições por seis dias, medindo a temperatura ambiente, a temperatura da água e a temperatura do forno, três vezes ao dia. Ao final dos seis dias, teste a salinidade e a condutibilidade do condensado de cada dispositivo.

Método do refletor solar parabólico

Esse projeto, sugerido pelo Science Project Ideas, consiste em construir um simples refletor solar parabólico. Forre uma tigela com papel alumínio. Deixe a parte mais brilhante voltada para cima e coloque-a no sol. Esse é o seu refletor parabólico -- coloque um dispositivo de coleta de condensação (feito da mesma forma que o do experimento anterior) dentro do refletor e espere até que uma boa quantidade de condensação seja coletada. Essa água deve ser livre de sal. Tente repetir o experimento com diferentes líquidos ou em diferentes momentos do dia, para ver o efeito do sol na dessalinização da água.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível