Projeto de construção de um microfone FM sem fio

Escrito por a.j. andrews Google | Traduzido por josé fabián
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Projeto de construção de um microfone FM sem fio
Todos os microfones FM sem fio funcionam com os mesmos princípios; possuem apenas diferentes formas (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Embora os microfones sem fio de modulação de frequência sejam melhores do que os cabeados em vários aspectos, também possuem deficiências, incluindo um alcance limitado e uma propensão à interferência de dispositivos que operam na mesma frequência. Para completar este projeto, você precisará entender os princípios básicos da FM e os componentes comumente usados em dispositivos de áudio sem fio.

Outras pessoas estão lendo

Princípios básicos

Os transmissores FM (tecnologia que permite o funcionamento dos microfones sem fio) trabalham enviando um sinal de áudio a um receptor com uma frequência entre 88 e 108 MHz. O microfone é o dispositivo de entrada; os de baixa potência contêm um oscilador de cristal de fase baixa que transmite a um buffer de som. O sinal atravessa uma série de transistores antes de chegar ao oscilador, onde a frequência muda e é convertida em um sinal utilizável por um receptor (por exemplo, uma rádio sintonizada no intervalo mencionado anteriormente). A maioria dos microfones de baixa potência transmitem a 88.1 MHz.

Equipamento

Você pode construir um microfone FM sem fio de baixa potência com partes extraídas de um rádio FM ou componentes novos de uma loja de eletrônica. Alguns desses elementos, como um microfone de eletreto, são difíceis (mas não impossíveis) de achar usados mas ainda funcionando. Utilize alguns transistores, condensadores e resistências; as últimas fornecem a modulação, ou amplificação, do sinal de entrada. O modelo do transistor (por exemplo, "2N3904") indica a quantidade de corrente que pode modular e até que ponto. Os condensadores armazenam a corrente modulada pelo transistor antes de encaminhá-la para as resistências, que limitam a quantidade de eletricidade que flui pelo microfone. Ajustá-la permitirá definir a sensibilidade do aparelho. Um microfone FM usa uma placa perfurada ou uma placa de circuito impresso para segurar e conectar os componentes.

Questões básicas da fiação

Conhecimentos mínimos de circuitaria e habilidades básicas de soldagem serão muito úteis na hora de construir o microfone. Os iniciantes, em particular, também poderão aproveitar um esquemático da fiação (um diagrama da organização dos componentes de um circuito). Ele usa um conjunto de símbolos comuns para representar a localização dos componentes e o fluxo de corrente. Por exemplo, uma linha representa um fio condutor, e uma união de fios é marcada com um ponto. Uma linha dentada sobre uma linha reta indica uma resistência, e duas linhas perpendiculares denotam um condensador. Um círculo sobre uma linha reta é um transistor e a potência do mesmo se indica no centro. Veja na seção "Recursos" um exemplo de esquemático para um microfone FM básico.

Ao soldar os componentes, trabalhe em uma área bem ventilada e evite o contato com qualquer coisa que não seja o metal de recheio ou o anel de solda. Coloque o metal de recheio de forma lenta e controlada e deixe esfriar completamente antes de mover a placa de circuito. Se o seu microfone FM precisar um empalme, isole os fios adequadamente com fita isolante.

Uso

Para melhorar o funcionamento, use o microfone sem fio em um local sem obstruções entre ele e o receptor, e utilize uma bateria completamente carregada, pois a qualidade do sinal diminui exponencialmente com a perda de potência. Sintonize a frequência com um condensador variável (igual a um condensador comum, mas com um parafuso que permite regular a frequência de ressonância da mesma forma que um rádio FM).

Considerações

Sempre seja cuidadoso ao trabalhar com componentes elétricos. Além disso, como um microfone FM transmite em uma frequência pública, lembre-se de que qualquer pessoa com uma rádio sintonizada adequadamente poderá ouvir tudo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível