Projeto escolar sobre crescimento de feijão em algodão

Escrito por rebekah smith | Traduzido por pamela oliveira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Projeto escolar sobre crescimento de feijão em algodão
Ilustre o ciclo de crescimento de feijões usando experimentos com feijão e algodão (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Independente de você estar fazendo um experimento sobre a germinação de plantas ou se está fazendo um projeto de ciências, cultivar feijões em algodão é um projeto interativo para crianças. Elas veem a semente germinar, as raízes se desenvolverem e a planta crescer. Tudo o que você precisa é uma semente de feijão, um algodão molhado e um vasinho ou tigela.

Outras pessoas estão lendo

Princípios básicos do projeto

Deixe os feijões na água por uma noite. Coloque feijões suficientes para que cada criança tenha um. Molhe um algodão e coloque dentro de um recipiente. Coloque alguns feijões em cada recipiente sobre o algodão e deixe o recipiente em uma janela com bastante luz. Quando o algodão for secando, regue-o. Faça os alunos anotarem o crescimento e as mudanças no feijão, encoraje-os a identificar os ciclos de vida da planta.

Compare

Dê às crianças um segundo recipiente com terra para eles colocarem ao lado do experimento original. Faça as crianças plantarem os feijões na terra e observar o tempo que eles demoram para crescer. Você também pode colocar o experimento do algodão em um armário escuro. Adicionar um quarto feijão no sol, mas não molhar mais o algodão depois de colocar o feijão nele. Deixe as crianças anotarem como e o quanto cada semente cresce. Encoraje-os a fazerem deduções sobre a iluminação e o solo.

Cigarros

Você pode ilustrar os efeitos do cigarro com um experimento semelhante. Plante o primeiro feijão como você fez no projeto básico, mas no segundo, adicione fumaça de cigarro. Coloque o algodão dentro de uma garrafa de detergente vazia. Insira nela um tubo que possa acomodar um cigarro. Acenda o cigarro, coloque-o no tubo e deixe queimar. Retire o cigarro e o algodão. Mostre às crianças o alcatrão acumulado no algodão. Use o algodão com alcatrão no projeto normal para mostrar os efeitos do alcatrão no crescimento do feijão. Mantenha o cigarro aceso longe das crianças e conduza essa parte do experimento ao ar livre para não expor as crianças à fumaça.

Outros projetos

Você pode adicionar muitos fatores, como luz, ventilação, pesticidas, herbicidas e temperatura, para ilustrar as condições ideais para o crescimento da semente. Use uma sacola fechada para restringir a circulação de ar ou adicione fertilizante às sementes, mudas ou plantas em crescimento para observar os efeitos em cada fase do desenvolvimento. Mude o pH da água que você adiciona ao algodão para ver como a acidez ou alcalinidade afetam as plantas. Plante uma semente em um recipiente muito pequeno para ver como o crescimento restrito das raízes também pode afetá-la. Você pode usar suas mudas de feijão para fazer experimentos sobre insetos. Por exemplo, teste que cores atraem insetos. Teste como as plantas e a temperatura do solo são afetados por diferentes cores e tipos de fertilizantes.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível