Projeto de experimento de feira de ciências: O que ocasiona um arco-íris?

Escrito por stephen benham | Traduzido por erika f curto
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Projeto de experimento de feira de ciências: O que ocasiona um arco-íris?
Um arco-íris no céu sempre é uma visão magnífica (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)

É comum descrever as cores da luz do sol, ou de uma lâmpada, como luz branca, mas, na realidade, ela é feita de sete cores, que vão do vermelho ao violeta. É conhecida como um espectro que forma um arco-íris no céu quando está chovendo e o sol brilha através da chuva. Há diversos experimentos que seus alunos podem conduzir para aprender o que causa um arco-íris.

Outras pessoas estão lendo

Arco-íris de mangueira de jardim

Criar um arco-íris usando uma mangueira é um experimento fácil e colorido. Vá ao seu jardim em uma tarde ensolarada. Um fim de tarde é melhor, pois o sol está mais baixo no céu. Ligue sua mangueira e ajuste o bocal, de modo que pulverize gotículas de água. Fique de costas para o sol com o spray de água em sua frente. Olhe através da pulverização de água e verá um efeito arco-íris. À medida que a luz solar passa através das gotículas de água, ela é refratada e dividida em sete cores do espectro.

Arco-íris de CD

Em um primeiro olhar, um CD em branco parece ter uma superfície completamente plana. Mas, se olhar para ele através de um microscópio, verá que ele tem vários sulcos. Brilhe uma lanterna no disco compacto, ou deixe o sol brilhar sobre ele. Mova-o levemente ao redor, até ver o efeito arco-íris. Isso ocorre pois o CD é feito de metal, e a luz branca refletindo de volta aos seus olhos foi refratada pelos sulcos e separada nas sete cores do arco-íris.

Arco-íris de prisma

Coloque um prisma de vidro sobre uma mesa. Ligue a lanterna e brilhe através do prisma. Ajuste o ângulo da lanterna, até um efeito de arco-íris aparecer nele. Sua luz está sendo refratada pelo prisma, que se divide em sete cores. As cores vistas são sempre da mesma maneira ao redor. O vermelho é a cor superior e o violeta é a inferior, o mesmo que em um arco-íris. A luz refratada curva-se em ângulos diferentes. O menor ângulo de refração da luz é vermelho, e o maior é violeta.

Faça seu próprio arco-íris

Preencha uma jarra ou tigela de vidro com água de torneira. Coloque-a em uma beira de janela ensolarada, certificando-se de que cerca de 2,5 cm da tigela projete-se sobre a borda. A luz solar precisa brilhar através da tigela. Use uma tira de fita adesiva transparente e cole algumas folhas de papel branco juntas. Coloque-as em uma cadeira, a qual deve ficar diretamente abaixo da extremidade onde a tigela fique protuberante na beira da janela. A luz brilhando através da água na tigela é refratada e divide-se em sete cores do arco-íris, que brilha diretamente no papel. Talvez seja preciso mover a cadeira um pouco, para colocá-la na posição correta. Você obterá um arco-íris menor, mas mais vívido, à medida que o papel estiver mais próximo da tigela.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível