×
Loading ...

Projeto de feira de ciências sobre a diferença entre absorção da água pela areia e por terra

Atualizado em 20 julho, 2017

Areia absorve pouca água porque suas partículas são relativamente grandes. Os outros componentes do solo, tais como argila, lodo e matéria orgânica são muito menores e absorvem muito mais água. Aumentar a quantidade de areia no solo reduz a quantidade de água que pode ser absorvida e retida. Terra para vasos de plantas é geralmente um bom absorvedor, isso é devido ao seu alto teor de matéria orgânica e pouquíssima areia. Planejar um projeto de feira de ciências para demonstrar esse fato é simples e interessante de realizar.

Existem três classes de textura de solo: areia, lodo e argila (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Absorção da água

A água é absorvida em proporção à capacidade que o material tem de manter o contato com a superfície da substância. Quanto maior for a área de superfície da substância, mais água será absorvida e mais forte isso se manterá. Com partículas menores, as moléculas da água são mais facilmente capturadas pelo material. Sua absorção no solo também é regulada pela força da gravidade. Assim, quanto maior for a área de superfície do solo, tal como um com muita argila, lodo e matéria orgânica, a água não será drenada rapidamente e absorverá de forma mais uniforme ao longo do solo.

Loading...

Areia x terra para vaso

Demonstre a diferença entre a absorção de água pela areia e pela terra de vaso medindo a quantidade de água que escoa através de um pote com um quarto da capacidade cheia de areia e um preenchido com terra para vaso. Comprima a terra suavemente e adicione a mesma quantidade de água para ambos os potes. Para se certificar de que há água suficiente para drenar completamente, use pelo menos 1 L. Dê exatamente o mesmo tempo de drenagem para ambos.

Variando o teor de areia

Misture diferentes graus de areia e substrato para mostrar como alterar a proporção afetará a absorção de água. No primeiro pote, misture uma parte de areia e três partes de terra. No segundo, misture metade areia com metade de terra para vasos de plantas. Em um terceiro recipiente, misture três partes de areia com uma parte de terra. Aplique a mesma quantidade de água a todos os três e o mesmo tempo de drenagem.

Variando o tamanho da areia

O tamanho da areia pode variar de areia grossa à fina e muito fina. Demonstre a absorção mudando o tamanho da areia, preenchendo três potes com um quarto, cada um, dos diferentes tamanhos de areia. Despeje a mesma quantidade de água e meça a diferença. Essa experiência também pode ser combinada com terra para vaso de plantas. Isto é, diferentes proporções de areia, de tamanho de areia e de absorção de água pela terra poderiam ser comparados.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...