on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Projeto para feira de ciências sobre ímãs para alunos do terceiro ano

Atualizado em 20 julho, 2017

O magnetismo é um fenômeno interessante que geralmente aparece no programa das disciplinas do ensino fundamental. Os professores de ciências geralmente fazem experimentos que incorporam o magnetismo para ensinar aos alunos sobre as propriedades dos ímãs e dos campos magnéticos. Posteriormente, esse conhecimento será usando em outras aulas para explicar, por exemplo, a eletricidade e os fundamentos básicos da química. Ao apresentar os estudantes aos ímãs, é melhor criar um experimento com várias etapas para familiarizá-los com as propriedades magnéticas.

Muitas crianças têm sua primeira experiência com os ímãs através dos usados nas geladeiras (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

As qualidades de um ímã

Familiarize os alunos com os aspectos básicos dos ímãs. Distribua alguns ímãs entre os alunos ou equipes de laboratório. Encoraje-os a testar os ímãs segurando-os juntos ou observando a atração criada entre os pólos opostos e a repulsão dos pólos iguais. Peça para que eles testem os ímãs com pequenos objetos feitos de diferentes matérias ou metais, como parafusos, moedas, botões ou colheres. Em seguida, peça para que registrem nos cadernos quais itens são atraídos pelo ímã.

Loading...

Magnetizando os objetos

Demonstre a habilidade dos ímãs de criar outros ímãs. Distribua alguns clipes de papel entre os alunos. Em seguida, peça para que eles friccionem o clipe no ímã na mesma direção por 60 ou 80 vezes e, posteriormente, testem os clipes. O clipe agora deve ter propriedades magnéticas e pode atrair outros clipes ou ficar preso a objetos metálicos, como torneiras ou as pernas da carteira.

Visualizando os campos magnéticos

Realize um experimento que possibilite aos alunos verem como é um campo eletromagnético e entenderem como eles funcionam. Distribua filmes visualizadores de campo magnético entre os grupos ou alunos, e em seguida, peça para que eles tentem ver os campos magnéticos de diferentes ímãs e objetos eletrônicos. Posteriormente, peça para que eles reportem os resultados nos cadernos.

Bússola magnética

Mostre como as bússolas funcionam usando o campo magnético da terra. Distribua para cada grupo do laboratório um béquer de água, um pedaço de cortiça ou esponja e uma agulha. Peça para que os grupos usem os ímãs para magnetizar a agulha através do mesmo processo usado com os clipes de papel. Em seguida, peça para que eles coloquem a cortiça ou o pedaço de esponja na água e coloquem a agulha magnetizada sobre ela. Vagarosamente, a agulha se alinhará aos sentidos norte e sul, gerando, assim, uma bússola.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...