on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Projeto para feira de ciências sobre como o olfato afeta o paladar

As células nervosas do olfato e paladar estão intimamente associadas. Essa relação intima se torna evidente quando é realizado um projeto para feira de ciências. Existem diferentes projetos, um pode ser feito para determinar como exatamente o olfato afeta o paladar, mas todos necessitam de critérios específicos para obterem bons resultados. Preste atenção a essas instruções e faça pesquisas, desse modo estará no caminho certo para ter um projeto para feira de ciências abrangente sobre olfato afetando o paladar.

O aroma dos alimentos ajuda a determinar o gosto que eles têm (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)

Hipóteses

Escreva um esboço dos objetivos e previsões do resultado final do projeto, que escrito normalmente usando afirmação "se-então". Por exemplo: "Se eu limitar a minha percepção do olfato, então terei uma alteração do paladar". A hipótese não precisa ser específica ou única, mas tem que ser testável.

Loading...

Variáveis

Esboçar as variáveis irá permitir um melhor entendimento dos resultados. Para o projeto sobre como o olfato afeta o paladar, tenha pelo menos uma variável independente e uma dependente. Normalmente a frase que contém o "se" da hipótese de "se-então" é a variável independente. Para o exemplo anterior, a limitação da percepção do olfato - capacidade de sentir cheiro - é a variável independente, já que pode ser controlada. A parte que afeta o paladar, é a variável dependente.

Materiais

Alimentos ou objetos não tóxicos que podem ser ingeridos devem estar no topo da lista dos materiais a serem usados. Além disso, use tampões de nariz ou presilhas para limitar o olfato da pessoa. Também é possível estender a hipótese e limitar outros órgãos sensoriais, como o tato e visão usando óculos de proteção e luvas.

Procedimentos

Esboce os procedimentos, certificando-se que podem ser usados para os testes. Determine as pessoas ideais, alimentos específicos e as limitações para cada teste, e mapeie os resultados.

Experimentos

Leve pelo menos um experimento feito. Certifique-se de permanecer imparcial durante a experimentação para ter bons resultados, e não fuja dos procedimentos se for possível. Até mesmo coisas simples, como o ritmo que as pessoas comem, pode afetar os resultados do teste. Porque dependendo do modo que a comida é ingerida pode passar pela parte de trás da garganta que fica perto do nariz, que afeta o paladar. Comer devagar e mastigar mais vezes provavelmente terá uma melhor percepção do paladar por esse motivo.

Conclusões

Depois de fazer pelo menos um experimento usando teste, você estará apto para fazer a conclusão. Pode ser simples como a validade de sua hipótese - que pode estar correta ou não - porém, explicar porque chegou a essas conclusões irá ajudar as pessoas que irão repetir o projeto ou ler sobre ele.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...