Projeto de marcenaria para escrivaninha infantil

Escrito por james j. siegel | Traduzido por marcella lopes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Projeto de marcenaria para escrivaninha infantil
Aprenda a construir uma escrivaninha (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Construir uma escrivaninha para criança não é muito diferente de construir uma peça para adultos. A única diferença é que se deve levar em consideração a altura da criança e construir a mesa na escala correta. Assim como para qualquer escrivaninha, pode-se optar pela simplicidade ou pelos detalhes elaborados. É possível construir uma mesa básica ou incluir gavetas e portas.

Design básico

Se você ainda não tem prática com marcenaria, comece com um modelo simples para a escrivaninha infantil. Este modelo será a estrutura básica e seu projeto piloto. Primeiro, decida o comprimento e largura da mesa, considerando o tamanho da criança que irá utilizá-la. Quanto menor a criança, menor a mesa. Use a madeira de sua escolha e tire as medidas. Ao cortar o tampo da mesa, certifique-se de ter medidas iguais na frente e atrás e nos lados esquerdo e direito.

Agora, você pode trabalhar na estrutura que sustentará o tampo da mesa. Novamente, tenha em mente a altura da criança. A mesa deve estar elevada o bastante para acomodar a criança e a cadeira que será utilizada.

A estrutura será de acordo com sua preferência. Você pode usar tábuas de madeira sólidas por toda a volta da mesa, ou na forma de pernas, de forma semelhante a uma mesa. As tábuas de madeira devem ter as medidas do tampo da mesa. Use cola de madeira para posicioná-las e, depois, pregue-as no lugar. Este é o modelo mais fácil, mas se preferir uma peça mais aberta, faça pernas de mesa. Para isso, será necessário instalar cavilhas na parte de baixo do tampo da mesa e aparafusar as pernas para fixá-las.

Design desafiador

A escrivaninha acima é bem básica e sem espaço para guardar materiais. Se você estiver pronto para dar um passo além, cogite a instalação de gavetas. Para isto, faça o modelo com as tábuas de madeira, no qual a peça estará fechada em todos os lados. Você também precisará cortar outra tábua e instalá-la a uma distância próxima a uma das tábuas laterais e também à tábua do fundo. Esta será a estrutura do seu gaveteiro. A largura das gavetas, você decide.

Decida quantas gavetas deseja e quantas podem caber na estrutura. Isto ajudará a tomar as medidas das gavetas que serão construídas. Certifique-se de que os lados esquerdo e direito das gavetas tenham o mesmo comprimento, bem como a frente e o fundo. Em cada um dos quatro painéis que irão compor a gaveta, instale um sulco na parte inferior. É aí que o tampo da gaveta será encaixado.

Instale um puxador na frente e construa a gaveta. Monte todos os lados ao longo do tampo e pregue-os.

Sistema de gavetas

Há duas formas de se instalar gavetas. A mais fácil delas é adquirir um trilho de metal. Uma parte do trilho será colocada por dentro da estrutura do gaveteiro enquanto a outra será aparafusada em cada lado da gaveta. Este mecanismo faz com que um trilho deslize dentro do outro e permite abrir e fechar a gaveta.

Para desafiar suas habilidades na marcenaria, você pode criar seu próprio sistema de montagem para as gavetas. Instale corrediças de madeira na parte interna da estrutura do gaveteiro. Elas terão o comprimento da estrutura medido da parte da frente até o fundo. A seguir, corte um sulco em cada lado da gaveta que case com a largura das corrediças. Os sulcos devem permitir o encaixe das corrediças, de modo que a criança possa abrir e fechar a gaveta facilmente.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível