Projeto polímero de argila: Aquários

Escrito por clare edwards | Traduzido por graciana brum
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Projeto polímero de argila: Aquários
Faça modelos de aquários usando formatos de peixes e plantas de polímero de argila colorida (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

O polímero de argila é um tipo de massa de modelar colorida que endurece no forno. Um modelo de aquário feito com polímero de argila pode ser um projeto divertido e educativo para uma criança. A maioria das delas gostam de brincar com barro, e podem aprender sobre os diferentes tipos de vida marinha através da criação de miniaturas. Ela também pode fazer um ornamento relaxante e atraente para um artesão adulto.

Outras pessoas estão lendo

Equipamento e materiais

Para ter várias cores de polímero de argila, é necessário dispor de uma superfície para trabalhar. O polímero de argila pode reagir com alguns plásticos, por isso é melhor usar uma superfície de vidro, silicone ou acrílico. As ferramentas de modelagem projetadas para argila são úteis, assim como os espetos de madeira e palitos. Pó de bebê ou um pote de planta cheio de água são úteis para evitar que o barro fique grudento. Areia, pedrinhas e miçangas de aquário podem melhorar a aparência do aquário.

O aquário

Não há polímero de argila verdadeiramente transparente, de modo que o aquário em si deve ser feito a partir de vidro ou de plástico. O vidro pode ser assado com a argila, mas o plástico não pode ser colocado no forno. Se a base for feita a partir de polímero de argila, o polímero terá que ser assado separadamente.

Água

Como mencionado, não há polímero de argila transparente. Algumas argilas líquidas parecem transparentes em camadas finas. Quando usada para encher um recipiente, podem tornar-se opaca ou leitosa quando assadas. Para os modelos em miniatura do aquário muito pequenos, cria-se a aparência de água utilizando uma das argilas mais líquidas transparentes. Eles também podem funcionar bem para modelos de aquário rasos, estilo rock-piscina. Se você desejar um efeito cheio de água, use água real. Os modelos de polímero de argila tendem a flutuar, a menos que ela esteja pesada demais ou ancorada à base do modelo. Outra alternativa é a resina de artesanato transparente. O aquário também pode ser deixado sem nada para representar a água, com criaturas nadando suspensas em fio ou apoiada por fios.

Modelos

O fundo do modelo do aquário deve ser de polímero de argila castanho ou bege, com areia e pedras utilizadas para melhorar o efeito. Faça plantas aquáticas a partir de tiras torcidas de polímero de argila verde. Organize miniaturas de rochas, naufrágios e ruínas na base. A vida marinha pode incluir peixes, tubarões, golfinhos e outras criaturas que nadam; posicione polvos, caranguejos e estrelas do mar na base ou em rochas. Cozinhe os modelos de acordo com as instruções do fabricante. Quando esfriar, adicione detalhes com tinta acrílica. Note que o polímero de argila pode flutuar na água. Colocar uma pedra dentro do modelo ou colá-la na base manterá os modelos sacudindo na superfície. Se preferir, acorrente as miniaturas na base com náilon (monofilamento). Organize os modelos no aquário se o desejar.

Modelos

Ao invés de fazer os modelos do zero, é possível fazer moldes de polímero de argila usando modelos prontos. Faça um molde pressionando os modelos existentes no composto de moldagem. Aguarde o composto secar. Quando o molde estiver curado, empurre a argila do polímero para ele e asse normalmente. Em seguida, retire o modelo quando esfriar.

Lagos e aquários reais

As pessoas debatem o uso de modelos de polímero de argila em aquários reais e lagoas com criaturas vivas. Alguns argumentam que as substâncias na argila podem poluir a água, enquanto outros afirmam que a argila totalmente curada não deve apresentar nenhum problema. O melhor é consultar o fabricante antes de colocar modelos de polímero de argila em uma lagoa ou no aquário.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível