Projetores 3LCD vs. DLP

Escrito por erik devaney | Traduzido por lean pereira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Projetores 3LCD vs. DLP
Melhore seu cinema em casa com um bom projetor (old dirty Multimedia projector image by Pavel Losevsky from Fotolia.com)

Caso esteja em busca de um novo projetor para seu home theater, conhecer as semelhanças e diferenças da projeção 3LCD com a DLP ("Digital Light Processing") pode ajudá-lo a fazer uma decisão informada. Tanto os projetores 3LCD quanto os DLP possuem vantagens e desvantagens que devem ser consideradas para a sua própria aplicação pessoal.

Outras pessoas estão lendo

Tecnologia intrínseca

Projetores 3LCD e DLP se baseiam em fontes luminosas que emitem luz direcionada a elementos pixelados. Enquanto os elementos de pixel do 3LCD trabalham como cortinas que bloqueiam e permitem a passagem de luz, os elementos de pixel do DLP trabalham como espelhos. Isso significa que o DLP bloqueia a luz ou a reflete. Um projetor 3LCD direciona a luz a partir dos seus elementos de pixel a três painéis de cristal líquido. Cada painel recebe um componente particular da imagem: vermelho, verde ou azul. Um projetor 3LCD combina os três componentes da imagem usando um prisma e a projeta em uma tela. Um DLP direciona a luz a partir dos seus elementos de pixel a uma roda de cores giratória. Esta roda cria componentes de imagem vermelhos, verdes, azuis e — em alguns projetores DLC — brancos. A roda direciona estes componentes a uma tela de forma sequencial, e não simultânea.

Manutenção

Projetores DLP tendem a exigir uma manutenção mais barata do que projetores 3LCD. Os projetores DLP utilizam componentes internos selados, protegendo-os do ambiente externo. Já os 3LCD normalmente não são selados, permitindo a entrada de partículas de pó e sua subsequente instalação nos painéis de cristal líquido, o que causará manchas e pontos nas imagens projetadas. Para prevenir a infiltração de pó, os projetores 3LCD incluem filtros de ar que devem ser limpos periodicamente. Já os projetores DLP não requerem filtros de ar ou limpeza frequente.

Convergência

Devido ao uso de três distintos painéis de imagem, os projetores 3LCD podem ter problemas de convergência. Esses problemas ocorrem quando um dos três painéis se desalinha, como resultado de movimentação, uso frequente ou ruptura. Sinais de convergência incluem imagens suavizadas e cores não naturais.

Distorções

Projetores 3LCD tendem a sofrer com menos distorções ou ruídos na tela do que os DLP. Eles são suscetíveis a distorções de cores e tremores. Distorções de cores são flashes rápidos de manchas e faixas de diversas cores, que ocorrem como resultado da roda de cores. Os tremores acontecem quando um DLP não consegue gerar níveis de cinza, para que se transmitam as quantidades parciais de luz necessárias, o que um 3LCD pode fazer usando seus elementos de pixel em estilo de cortina. Um DLP rapidamente liga e desliga seus elementos de pixel para gerar cinzas, o que pode causar visíveis falhas na imagem projetada.

Degradação

Diferentemente ao projetor DLP, um 3LCD pode sofrer degradação da qualidade de imagem ao longo do tempo. As imagens projetadas de um 3LCD podem experienciar níveis desiguais de brilho, mudanças em cor e uma redução na proporção de contraste. Essa degradação é o resultado do uso dos painéis de cristal líquido no 3LCD.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível