Projetos de alto-falantes em PVC

Escrito por mike southern | Traduzido por ingrid marçal
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Projetos de alto-falantes em PVC
O cotovelo é um popular encaixe de PVC usado na construção de pequenas colunas de PVC (coude en PVC de 45° image by Marie-Thérèse GUIHAL from Fotolia.com)

Embora normalmente usados em projetos de encanamento, tubos de cloreto de polivinila (PVC) estão disponíveis em uma ampla variedade de diâmetros e provaram ser um material resistente para vários tipos de projetos. Fortes e de fácil manuseio, os tubos de PVC podem ser pintados sem muita dificuldade. Você se surpreenderia ao descobrir que os tubos de PVC tornaram-se comuns em projetos de áudio, particularmente alto-falantes. A variedade nos formatos de PVC permite que sejam feitos projetos de alto-falantes bem interessantes.

Outras pessoas estão lendo

Suporte para alto-falantes

Um dos projetos mais óbvios, e provavelmente um dos mais antigos usos de tubos de PVC para áudio, é o suporte para alto-falantes. Devido à ampla variedade de tamanhos e angulações dos tubos e conexões de PVC, é relativamente simples projetar e construir suportes seguros para alto-falantes. Esses suportes podem ser construídos usando diversos métodos: tubos de PVC compridos podem ser conectados diretamente à base dos alto-falantes; podem ser construídos armários e os alto-falantes podem ser colocados dentro deles; ou podem ser feitas pernas de PVC criando uma pequena mesa com os alto-falantes colocados em cima dela.

Portas para os graves

A maioria dos alto-falantes usa um pequeno tubo ligado a um buraco na caixa de som para melhorar a resposta dos graves. Esses pequenos tubos são chamados de portas de graves, e o PVC é um material conveniente para fazê-los. Depois de decidir o tamanho do tubo que você quer usar (diâmetro e comprimento), faça um buraco com o mesmo diâmetro do tubo na caixa de som e monte-a usando cola ou outros materiais para fixação antes da montagem do alto-falante.

Compartimentos de alto-falantes

A rigidez natural dos tubos de PVC torna-os uma ótima opção para fazer alto-falantes independentes. Escolha um tubo grande o suficiente para os alto-falantes desejados e coloque algum material de isolamento acústico em seu interior. Monte o alto-falante em um dos lados, talvez usando uma tampa de PVC, e coloque a porta de graves no outro lado. Algumas pessoas colocam pequenos amplificadores nesses "compartimentos", dependendo de como se pretende usar o alto-falante. Outros fazem uso das paredes rígidas do PVC e adicionam suportes de montagem em formato de U na parte externa, o que lhes permite montar alto-falantes em prateleiras de barcos ou em barras em veículos de competição.

Mini alto-falantes

Usando o mesmo conceito básico usado para os alto-falantes, muitas pessoas estão fazendo pequenos alto-falantes para usar em computadores e aparelhos de MP3. Ao contrário dos tubos de PVC usados antes, esses alto-falantes são construídos com vários pedaços de tubos de PVC em conjunto com diversas juntas de PVC, o que dá uma aparência de esculturas abstratas. A construção é igual àquela para os alto-falantes, com eles sendo montados em uma extremidade, e uma pequena porta para os graves é colocada na outra, com um pequeno amplificador incluso devido à baixa potência dos aparelhos de MP3 ou saídas de áudio de computadores.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível