Projetos artesanais para bancos de madeira

Escrito por wesley tucker | Traduzido por weber figueiredo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Projetos artesanais para bancos de madeira
Um banco de madeira permite que o artesão tenha fácil acesso às ferramentas e aos projetos para agilizar o trabalho (tischlerei 2 image by fotohansi from Fotolia.com)

Carpintaria é um passatempo muito simples e envolvente para qualquer artesão. O simples fato de esculpir um pedaço de madeira com uma lâmina afiada pode produzir desenhos complexos. Ferramentas mais avançadas, como serras tico-tico, torno mecânico, diferentes furadeiras e ferramentas de planejamento, podem alterar e juntar peças de madeira em uma variedade infinita de formas. Um banco de madeira é uma superfície de trabalho onde o artesão pode organizar e armazenar ferramentas, podendo também ter diversos grampos e gabaritos, além do mais importante, uma superfície horizontal estável e sólida para medir, cortar e juntar madeira de todos os tipos.

Outras pessoas estão lendo

Gabaritos

Um gabarito segura peças de madeira em locais precisos para cortá-las ou juntá-las. Projetos com gabaritos podem ser exemplificados com articulações tipo rabo de andorinha, para a fixação da madeira em ângulos específicos, fazer cortes repetidos em diferentes peças de madeira com medições exatas ou segurar a madeira para uma perfuração precisa. Um gabarito pode ser firmemente fixado ao banco de madeira para evitar qualquer movimento ou vibração errado. Isso permite que o artesão tenha a capacidade de fazer cortes precisos, detalhados e mais finos ou entalhes na madeira.

Ferramentas de mesa

Ferramentas de mesa são serras de fita (uma lâmina circular rotativa e contínua, em rolamentos de alta velocidade), furadeiras para furos verticais precisos e vários tipos de esmeris, para reduzir e suavizar as superfícies de madeira. O banco de madeira fornece espaço para o artesão instalar as ferramentas para um fácil acesso, sem precisar mover-se, levantar, ajustar, utilizar e remover as ferramentas constantemente. O banco de madeira também mantém as ferramentas estáveis em uma base firme, prevenindo qualquer corte ou furo errado causado por vibrações ou desequilíbrios.

Junção

Juntar as partes de madeira é uma das técnicas mais aprimoradas. Seja para criar uma montagem de caixa e espiga (ranhuras na madeira conectadas a discos inseridos nela), cauda de andorinha (guias para conexões tipo quebra-cabeças) ou usar elementos de fixação, como prego e cola, o banco de madeira fornece uma perfeita plataforma para uma carpintaria meticulosa.

O banco de madeira também fornece espaço para a madeira permanecer sem perturbação, enquanto várias colas são colocadas para secar. Ele funciona bem para pegar respingos e derramamentos de qualquer produto líquido de artesanato, antes que caiam no chão.

Aplainamento e finalização

Aplainar remove seções muito finas de madeira, a fim de reduzir a peça a uma espessura desejada. A finalização pode ser feita com lixamento, coloração, impermeabilização e pintura de diferentes materiais. O banco de madeira permite ao artesão aplainar e dar acabamento em peças de madeira de diferentes tamanhos. Seja usando meios manuais, como uma plaina, ou elétricos, como um esmeril, o banco se adaptará rapidamente às necessidades do artesão para terminar o projeto com precisão, rapidez e limpeza.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível