Mais
×

Projetos baseados em microprocessador

Atualizado em 20 julho, 2017

Feitos de silicone, os microprocessadores servem como unidade central de processamento na maioria dos computadores, mas eles não estão limitados a essa função. Muitos projetos usam os microprocessadores como base a fim de fazerem criações úteis e divertidas. Apesar de não ter nenhum conhecimento técnico para construir seu próprio projeto de microprocessador, ele pode ser um empreendimento divertido.

Os microprocessadores contêm milhares de componentes eletrônicos (computer chips and microprocessors isolated image by dinostock from Fotolia.com)

Sistema de rastreamento solar

Este projeto usa um motor para controlar a posição de seus coletores de energia solar. O software do microprocessador inclui a aquisição e o processamento de dados através da LDR (light dependent resistance - resistor dependente de luz). O LDR gera um sinal elétrico proporcional à intensidade da luz sobre ele.

As células de enrgia solar sob o LDR coletam a energia da luz (solar cells image by Albert Lozano from Fotolia.com)

Robô seguindo a linha

Os microprocessadores podem ser usados na robótica. A programação para este projeto faz com que um pequeno robô siga uma linha preta em um quadro branco. Ele pode navegar curvas apertadas usando um sensor localizado no fundo do robô.

Este robô usa baterias AA (microprocessor image by Steve Mann from Fotolia.com)

Economia de luz à noite

Cada tanto de energia economizada é útil para o nosso ambiente. Essa luz noturna usa o microprocessador para perceber quando é dia e quando é noite, fazendo com que ele ligue e desligue. Esse projeto utiliza uma fonte de alimentação sem transformador.

A não interferência eletromagnética da luz noturna torna este projeto muito verde (night light image by Wayne Abraham from Fotolia.com)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article