Mais
×

Projetos bonitos de plantas em blocos de concreto

Atualizado em 21 novembro, 2016

As paredes resistentes e as aberturas centrais dos tijolos de concreto dão a oportunidade de usá-los como um lugar onde plantar uma planta. Blocos comuns de concreto têm duas aberturas grandes quadradas, mas os blocos decorativos têm três ou mais dessas aberturas ou um padrão distinto em seus furos centrais.

A reutilização de blocos de concreto como vasos de plantas é uma opção mais ecológica de jardinagem (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Vasos únicos

Um vaso único permite a moradores de áreas urbanas ter plantas em suas varandas. O vaso acomoda de duas a três ervas, dependendo do tamanho do bloco escolhido, e serve perfeitamente em uma parede de varanda ou uma grade. O peso de um bloco de concreto o mantém no chão quando sob ventos fortes e os colocados sobre o solo evitam perda de partes da terra. Pense na quantidade de sol que incide sobre sua varanda para plantar as ervas adequadas. Compre pacotes com sementes para começar ou plantas pré-cultivadas para colher os benefícios das ervas frescas imediatamente.

Parede de unidades múltiplas

Os blocos padrões retangulares com duas aberturas grandes, empilhados com alguns blocos perpendiculares uns aos outros para fazer um efeito sobressaltante, resultam em uma parede de unidades múltiplas. Tampas de blocos, que estão disponíveis em lojas de materiais de construção, tampam a parte inferior das aberturas. Faça alguns furos em cada tampa do bloco para a drenagem e use adesivo de construção para colar as tampas no fundo dos blocos de concreto. Coloque a terra e as plantas nos blocos de cima e nos que se projetam para fora. Plantar trepadeira em uma ou mais vasos perto o fim da parede poderá cobrir toda a parede ou parte dela com o tempo. Uma mistura de plantas com flores pequenas perto do centro e o efeito sobressalente ressaltarão a folhagem.

Muro de contenção

Muros de contenção exigem pedras pesadas para segurar grandes quantidades de terra, o que é um trabalho ideal para blocos de concreto. Os benefícios de se usar um muro de contenção com blocos de concreto é que no topo há buracos onde se pode plantar. Plantas em um muro de contenção que crescem para baixo em direção ao solo e se mesclam à folhagem ao redor criam uma aparência de continuidade. Fortaleça os blocos de concreto na parte inferior e perto do meio da parede com cimento, pedras ou terra. Um aspargo-anão é uma planta pequena densa para condições tropicais e o tamujo prospera em climas mediterrânicos.

Borda de estrada

O propósito das bordas de estradas é tanto estético quanto funcional: Traça claramente a estrada e impede que motoristas passem para cima do gramado. O leve impacto de uma roda de carro pode tirar os blocos do lugar, então cave uma trincheira para segurá-los e fazer uma borda firme. Encha os blocos com terra e gramas altas ou gramas curtas, porém densas.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article