Projetos de ciência para crianças sobre paladar e olfato

Escrito por ruth o'neil | Traduzido por daniel tamayo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Projetos de ciência para crianças sobre paladar e olfato
Explorando o olfato e o paladar (Steve Baccon/Photodisc/Getty Images)

Paladar e olfato são dois dos cinco sentidos. A diferença entre eles e os outros sentidos é que geralmente os dois trabalham em conjunto. Dar às crianças experimentos ao ensinar sobre o paladar e olfato podem ajudá-las a entender como funcionam em conjunto.

Outras pessoas estão lendo

Vocabulário

Antes de dar às crianças projetos de ciência diferentes sobre olfato e paladar, é bom dar alguns antecedentes sobre o projeto. Você pode fazer uma lista de perguntas que elas poderão responder no final do experimento. As duas principais palavras são olfato e paladar. O olfato relaciona-se a tudo que tem a ver com a sensação de cheiro, enquanto o paladar se relaciona à sensação de gosto. Uma das coisas que as crianças devem explicar ao fim do experimento é a correlação entre o olfato e o paladar.

Batatas e maçãs

As crianças poderão ver como o olfato e o paladar funcionam juntos nesse experimento. Elas podem fazer isso em casa e tirar fotos para a prova, ou um dos alunos pode fazer o teste na classe. O sujeito deve ser vendado e ter o nariz tapado, para que não possa ver ou cheirar o que estiver comendo. O aluno que estiver fazendo a experiência deve cortar fatias de maçãs e batatas sem casca. A chave é cortá-las do mesmo tamanho. Dê ao estudante vendado um pedaço de cada uma e peça que ele diga o que está comendo. Como a textura de ambas é similar, sem a ajuda do olfato é difícil dizer qual é qual. O professor pode explicar para as crianças que é por isso que não sentimos o gosto da comida quando ficamos resfriados.

Lembrança de sensação

Muitos atores usam uma lembrança de sensação, o que significa usar um dos sentidos ou uma memória para relembrar uma emoção. O olfato e o paladar são dois sentidos que podem ajudar na maioria das memórias. Esse é um bom projeto em que os alunos podem entrevistar os pais e colegas, ou convidar vários parentes para a classe para fazer a experiência. Com a ajuda do professor e de outro adulto, escolha vários itens com um cheiro e gosto marcantes, como lilases e rosas, doces, chiclete, caixa de giz de cera ou outros itens saborosos ou aromáticos geralmente associados com a infância. Peça que os pais sentem na frente da sala e vende-os. Faça com que ele cheire ou experimente alguma coisa da coleção de itens. Peça que eles digam a primeira coisa que vier à mente quando receberem a sensação. Pergunte se isso traz memórias da infância.

Identificando o sabor

Esse experimento é ótimo para fazer com os colegas. As crianças que forem fazer esse experimento devem trazer vendas e uma variedade de pirulitos de diversos sabores. Escolha seis crianças da sala para serem vendadas. Peça que três também tampem os narizes. Dê a cada criança um pirulito para experimentar. Veja quais alunos identificam o sabor corretamente. Geralmente, as crianças com o nariz tampado terão dificuldade de identificar o sabor. Você também pode dar a cada uma vários sabores, para resultados mais exatos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível