×
Loading ...

Projetos de ciências que você pode fazer em casa com robôs elétricos

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A palavra "robô" se refere a vários dispositivos mecânicos que são desenvolvidos para fazer algo automaticamente. É possível fazer um robô com materiais que temos em casa, o que significa que você pode fazer um projeto de ciências simples e facilmente usando materiais que podem ser obtidos por qualquer um, e não apenas por professores.

Os robôs são uma ciência emergente. Muitas faculdades têm programas relacionados à robótica (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Lego ou Mindstorms

O sistema de construção Lego, especialmente os conjuntos da série Technic, incluem muitas articulações, motores, engrenagens e outros dispositivos ideais para construir robôs. O kit Mindstorms é desenvolvido para amadores e entusiastas da robótica, e inclui um computador on-board o qual você pode programar para controlar os vários servos e sensores incluídos no kit. Usando os conjuntos de Lego e Mindstorms, você pode explorar vários projetos robóticos diferentes com apenas alguns ajustes entre os experimentos.

Loading...

Robôs de seringa

Nem todos os robôs usam engrenagens e motores para se moverem; alguns usam um sistema chamado hidráulico. A hidráulica usa líquidos ou gases para ampliar ou diminuir o mecanismo. Você pode fazer sua própria versão usando seringas plásticas cheias de ar. Retire uma seringa e depois a fixe em outra com uma mangueira plástica. Quando você empurrar uma delas para baixo, a outra será empurrada para fora. Anexe isso à parte do seu projeto de robótica para demonstrar como a hidráulica funciona.

Programação de jogos

Uma das partes importantes sobre os robôs é entender como eles se comunicam, nomeadamente por meio de programações. Se você não tiver um kit Mindstorms, com seu computador on-board e sistema de programação visual, você pode obter uma compreensão similar ao entender um pouco sobre os jogos flash online tematizados sobre programação. Por exemplo, no "Light Bot", você tenta guiar seu robô a uma fonte de luz usando apenas comandos como "esquerda", "direita", "pule" e "para frente" em sequência. É preciso lembrar que os robôs "pensam" literalmente, então, faça um comando de cada vez.

Kits robóticos

Os kits robóticos são um pouco mais caros, mas também são uma das melhores maneiras de ficar mais experiente nesta área. Eles vêm com todas as partes, componentes eletrônicos e sensores necessários para fazer um robô completamente funcional. Alguns destes modelos, desenvolvidos para entusiastas mais jovens, são de encaixar. Kits mais maduros incluem componentes que você precisa soldar usando um ferro de solda. Como são um pouco mais perigosos, estes kits são recomendados para adolescentes ou jovens adultos.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...