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Projetos de ciências sobre a fotossíntese

Atualizado em 14 abril, 2017

As plantas utilizam um processo chamado fotossíntese para produzir seu alimento. Durante a fotossíntese, uma planta combina a energia da luz com dióxido de carbono e água para produzir açúcar, oxigênio e vapor de água. A clorofila absorve certos tipos de luz solar, fazendo com que os outros sejam refletidos, dando à planta o seu pigmento verde. Ao realizar projetos sobre a natureza da fotossíntese, os alunos podem aprender sobre a complexa formação de energia e alimentação das plantas.

As cores das plantas variam devido à espessura da folha e à luz absorvida (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Elementos que participam da fotossíntese

Use um projeto de fotossíntese simples para mostrar os três elementos que participam do processo: luz, ar e água. Primeiro, rotule quatro copos de isopor da seguinte forma: "luz, água e ar"; "água e ar"; "luz e água" e "luz e ar". Encha 2/3 dos copos com terra e plante uma semente de feijão-verde por copo. Em seguida, coloque os recipientes em uma janela ensolarada. Forneça ar, água e luz para cada copo, dependendo da etiqueta. Por exemplo, coloque o copo "ar e água" em um espaço grande e escuro. Enrole o copo "luz e água" com filme plástico (para permitir luz sem permitir ar). Registre os resultados ao longo de várias semanas. Determine quais partes da fotossíntese são mais importantes para a planta.

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Projeto sobre o tipo de luz

Para esse projeto, os alunos da quarta série determinam que tipo de luz (solar, fluorescente ou incandescente) funciona melhor para a fotossíntese. Coloque duas fileiras do mesmo tipo de planta em duas caixas fechadas diferentes. Verifique se que cada caixa tem orifícios na lateral e na parte superior para o dióxido de carbono entrar. Em um dos recipientes, forneça luz incandescente suficiente para que cada planta receba uma quantidade semelhante. Faça a mesma coisa com a luz fluorescente para a segunda caixa. Coloque uma terceira fileira de plantas em uma janela ensolarada na sala de aula. Depois de várias semanas, compare a altura média de todas as três fileiras de plantas.

Clorofila verde

Para ganhar energia para a fotossíntese, a clorofila absorve a luz vermelha e azul, deixando a luz verde ser refletida das folhas. Isso cria a coloração que vemos nas plantas. Você pode usar um projeto com cores adicionais para ilustrar por que a clorofila torna as plantas verdes. Coloque três abajures com pescoços dobráveis ​​na sala de aula. Coloque um tubo de PVC sobre a lâmpada dos três abajures, criando um foco de luz de cada um deles. Cubra a extremidade aberta de cada tubo com três filmes diferentes de absorção de cor (disponíveis em lojas de artesanato): verde, vermelho e azul. Como alternativa, você pode usar lanternas cobertas por filme plástico. Ligue as três luzes em um ponto; onde elas se misturarem, você criará luz branca. Agora, para imitar a clorofila, desligue as luzes vermelha e azul. Só a luz verde permanece.

Janelas cobertas

Ao colar uma película colorida sobre as janelas, é possível mostrar como as plantas respondem à redução da luz azul ou vermelha na fotossíntese. Coloque duas fileiras de plantas (da mesma altura) em salas diferentes. Em uma sala, cole uma película azul sobre as janelas em frente à planta. Em outra sala, faça o mesmo com uma película vermelha. Verifique se as duas plantas recebem a mesma quantidade de luz, apenas com cores diferentes. Registre os resultados do crescimento por várias semanas. Depois de seis ou sete semanas, utilize os resultados para determinar qual das duas cores de luz é mais essencial para o processo de fotossíntese.

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Referências

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