Projetos de ciências usando material reciclável

Escrito por helen trencher | Traduzido por camille sampaio
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Projetos de ciências usando material reciclável
Educadores podem usar itens recicláveis como base para projetos e experimentos científicos (Recycling Education image by Scott Maxwell from Fotolia.com)

A reciclagem classifica, processa e converte materiais descartados -- jornais, plásticos, latas de alumínio e papel de escritório -- em materiais crus. Esses materiais são usados para produzir coisas novas. Pais e professores podem usar itens recicláveis em projetos para demonstrar vários princípios e conduzir experimentos, promovendo o valor da reciclagem.

O oceano em uma garrafa

Pais de crianças mais novas podem introduzir conceitos científicos como densidade com a reciclagem de garrafas plásticas vazias. Para criar um oceano autossuficiente, encha uma garrafa em 3/4 com água e corante alimentício azul. Para deixar o ambiente mais interessante, adicione pequenos itens encontrados pela casa, como conchas, tampas de garrafa, glitter ou pedras. Encha o resto da garrafa com óleo e aperte a tampa com firmeza. Para o experimento, faça a criança chacoalhar o oceano para criar ondas. Depois, peça que segure-o e observe o que acontece com o óleo, a água e os outros itens. Determine quais itens afundam mais rápido e quais são mais lentos, ou quais são mais e menos densos.

Modelo de DNA

Professores de ensino médio podem ajudar os alunos a entender as estruturas básicas da dupla hélice de DNA construindo um modelo tridimensional com materiais recicláveis, como latas de alumínio e garrafas de plástico. Além de estimular o interesse dos alunos, esse tipo de projeto encoraja o trabalho em equipe e uma exploração das propriedades dos materiais usados. Criando um modelo tridimensional, os alunos podem entender melhor a replicação do DNA e o relacionamento espacial dos componentes dessa molécula.

Papel feito em casa

Instrutores da educação infantil podem incorporar a produção de papel de jornal reciclado como parte do currículo de ciências. Esse projeto ensina o valor de conservar os recursos florestais reutilizando e reciclando. Para criar o papel, os alunos devem mergulhar o jornal em uma mistura de uma parte de cola e uma parte de água. Os alunos, então, despejarão essa massa molhada sobre uma tela para moldá-la e pressionar o excesso de água. Depois de deixar secar durante a noite, eles podem reutilizar o papel que reciclaram para pintar e escrever.

Compostagem

A compostagem reaproveita restos de comida e folhas aparadas do jardim, que serão decompostos, para tornar o solo rico em nutrientes para o crescimento de plantas saudáveis. Para criar uma pilha de adubo, deve haver uma mistura certa de ar, umidade, carbono (folhas secas e galhos) e nitrogênio (grama e restos de comida). Os pais podem fazer projetos de compostagem como meio de envolver as crianças no reaproveitamento dos alimentos. Os professores podem usar a compostagem para ilustrar a decomposição natural e o ciclo da vida.

Telefones de lata

Os pais podem ajudar os filhos a entender o som e a vibração criando telefones feitos de latas recicladas conectados por um barbante. O pai pode segurar o telefone enquanto a criança anda até o barbante ficar esticado; eles se revezam falando no telefone enquanto o outro segura a lata na orelha. Varie o comprimento da corda e o ambiente (interno e externo) para determinar como isso afeta o som e a vibração.

Bioma em uma sacola

Para ensinar sobre crescimento de plantas e biodiversidade, professores escolares podem ajudar os alunos a criar biomas -- comunidades ecológicas como florestas tropicais, pradarias ou desertos -- usando garrafas recicladas de refrigerante, sementes, sacos com fecho, seixos e terra para vasos. Usando a metade inferior de garrafas de refrigerante, os alunos podem despejar cerca de 1 cm de seixos e 2,5 cm de terra para vasos. Eles então plantam as sementes, regam o solo e colocam seus biomas em sacos selados, que devem ser postos em uma área ensolarada. Uma vez que o bioma é um ambiente fechado, os estudantes podem observar a condensação, precipitação e evaporação e fazer experiências através da variação da quantidade de umidade e luz solar.

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