×
Loading ...

Projetos científicos com suco de limão e iodo

O suco de limão e o iodo são ingredientes facilmente obtidos para ensinar às crianças sobre química básica. Pode-se usá-los para conduzir experimentos sobre ácidos, amidos e níveis de pH. O suco de limão é útil para demonstrar como a eletricidade pode ser gerada usando ácidos. Demonstre a reação entre os metais e o ácido fazendo baterias de limão e medindo a corrente produzida.

O suco de limão contém ácido cítrico (lemon image by Henryk Olszewski from Fotolia.com)

Titulação

A titulação é o método pelo qual se determina a concentração das substâncias em uma solução. Um experimento simples usando iodo, amido e suco de frutas pode ser utilizado para ensinar aos estudantes como determinar o nível de vitamina C nos sucos. A atividade envolve adicionar uma solução de amido de milho à cada amostra de bebida. Então, ao adicionar uma gota de iodo por vez, os estudantes gravam as mudanças que ocorrem no líquido. A mudança de cor indica a presença de vitamina C.

Loading...

Foguete de suco de limão

Uma maneira divertida e interessante de aprender sobre reações químicas básicas é fazendo um foguete de suco de limão. Os estudantes usam suco de limão, água, bicarbonato de sódio e uma garrafa plástica para demonstrar a reação entre os ácidos e o bicarbonato de sódio. A mistura reage para criar o gás do dióxido de carbono. A tampa da garrafa é lanchada ao ar como um foguete quando os estudantes movimento o recipiente para misturar os ingredientes.

Célula de bateria de limão

Pegue um limão, uma moeda de 1 centavo e um prego galvanizado e produza eletricidade. O suco de limão é bem ácido e é um bom eletrólito. Ele reage com a moeda de cobre e o prego coberto de zinco para criar uma onda de elétrons. Os estudantes inserem a moeda em um dos lados do limão e o prego no outro lado, certificando-se de que não se toquem. A reação química entre o metal e o suco de limão produz uma voltagem elétrica, que pode ser medida com um multímetro. Uma célula de limão gera cerca de 1 volt, mas conectada a várias células de limões com um fio de metal, pode gerar corrente o suficiente para ligar um pequeno LED.

O ácido cítrico é um bom composto eletrólito (bio battery image by dinostock from Fotolia.com)
Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...