Projetos com coca-cola para feiras de ciências

Escrito por allison rogers | Traduzido por débora sousa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Projetos com coca-cola para feiras de ciências
Há muitos projetos de feiras de ciências que usam coca-cola (George Marks/Retrofile/Getty Images)

A coca-cola é um dos produtores de refrigerantes mais famosos do mundo. Depois de 125 anos de produção, ela passou a ser mais do que apenas uma bebida refrescante. Os clientes têm usado a coca-cola para tarefas tão monótonas como a remoção de oxidação do metal e a criação de deliciosas sobremesas. Os alunos também têm encontrado usos para a bebida em projetos de feiras de ciências escolares. Existem inúmeros desses projetos que usam a coca-cola para provar determinadas hipóteses.

Outras pessoas estão lendo

A coca-cola dissolve um prego?

Esse experimento procura responder se um dos componentes ativos da coca-cola, nomeadamente o ácido fosfórico, pode dissolver um prego. Para realizar a experiência são necessários quatro ou cinco refrigerantes diferentes, incluindo a coca-cola, juntamente com água da torneira, copos transparentes para reter o líquido e pregos de aço. O aluno derrama as diversas bebidas nos copos, colocando líquido suficiente para cobrir os pregos, colocando-os nos recipientes logo em seguida. Ele, então, observa o experimento a cada 24 horas, durante quatro dias. As características físicas, tanto do prego quanto dos líquidos são registradas. Depois de quatro dias, ele conclui se a coca-cola, ou qualquer uma das bebidas, pode dissolver um prego.

A coca-cola diet flutua?

O experimento sobre a densidade da coca-cola explora se o refrigerante tradicional e a versão diet irão afundar ou flutuar. A experiência requer dois recipientes transparentes cheios de água da torneira e uma lata de coca-cola e outra de coca-cola diet. O aluno derrama a lata da bebida tradicional em um recipiente e a lata diet em outro. A conclusão é tirada após o estudante observar se o refrigerante fica na parte superior da água ou afunda para a parte inferior.

Ovo na coca-cola

Esse experimento demonstra os efeitos da coca-cola sobre os dentes e responde à pergunta: "O creme dental realmente funciona?". O aluno coloca dois ovos em dois copos diferentes. Em seguida, derrama o refrigerante sobre os ovos e os deixa de molho por 30 minutos. Quando acabar o tempo, o aluno retira os ovos da bebida e registra observações sobre a sua aparência. Feito isso, ele tenta remover a descoloração do ovo usando pasta de dentes. No final da experiência, o aluno responde à pergunta apresentada.

A coca-cola pode limpar uma moeda?

Um projeto de feira de ciências simples com a coca-cola é determinar se ela pode limpar uma moeda. Nesse experimento, o aluno coloca uma moeda suja em um copo com o refrigerante. Ele deixa o copo repousar por 24 horas e observa o que acontece com o objeto, que será completamente limpo. Uma extensão deste projeto é deixar a moeda na coca-cola por dez dias. Quando esse tempo passar, o aluno descobrirá que a moeda desaparecerá completamente.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível