Projetos para desenvolver as boas maneiras de pré-escolares

Escrito por stephanie kelley | Traduzido por l. gutemberg
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Projetos para desenvolver as boas maneiras de pré-escolares
Ensine as crianças a terem boas maneiras à mesa para experiências positivas em família (Darrin Klimek/Lifesize/Getty Images)

Ensinar uma criança sobre boas maneiras é importante. Boas habilidades sociais irão segui-la por toda a sua vida, e desempenharão um papel fundamental no seu sucesso. Boas maneiras são fundamentais nas relações interpessoais, bem como nas interações profissionais. Ao ensiná-las a uma criança, estaremos capacitando-a para o futuro. Ensine as crianças pré-escolares sobre boas maneiras por meio de projetos e atividades.

Outras pessoas estão lendo

Projetos para boas maneiras em casa

Ensine as crianças a agirem corretamente durante jantares de família com um projeto de dramatização. Leve os alunos, um a um ou em pequenos grupos, ao longo de um cenário passo a passo de um jantar em casa. Monte uma mesa que possa ser parecida com a que está na casa da criança e encene um jantar em família. Inclua a prática de lavar as mãos, esperar que todos possam se sentar antes de comer, orar, sempre que aplicável e dizer "obrigado" ao ser servido. Mostre aos alunos como colocar um guardanapo no colo e manter os cotovelos fora da mesa enquanto se come. Outros tópicos a cobrir são não falar com a boca cheia e pedir para ser dispensado da mesa quando terminar. Ajude-os a criar um cartaz que dê pistas visuais sobre a forma de exercer boas maneiras em casa. Desenhe imagens para as mãos lavadas e crianças brincando agradavelmente juntas. Cole esses desenhos no cartaz como um lembrete para as crianças a serem educadas com os pais e familiares.

Projetos de boas maneiras em público

Peça aos alunos para criarem bonecos de saco de papel que se assemelhem a si mesmos. Use esses fantoches para ensinar às crianças como agir em lugares públicos. Encene situações típicas que podem ocorrer com um estudante pré-escolar, como uma ida ao supermercado ou um jantar em um restaurante. Passe pelas regras gerais, sobre não correr nas lojas e não fazer pirraça em um restaurante, por meio de curtos projetos de encenação com os bonecos. As crianças também podem aprender a conhecer novas pessoas e como agir educadamente com outras crianças no playground.

Projetos de boas maneiras na escola

Prepare os alunos pré-escolares para o jardim de infância, ensinando-os a levantar as mãos quando desejarem falar. Crie um projeto de artesanato para incentivar o levantar das mãos. Peça aos alunos para tirarem fotos de corpo inteiro de si mesmos. Ajude-os a cortar as imagens e, em seguida, corte um dos braços de cada imagem. Use uma tachinha para recolocar o braço. Agora, o braço do retrato pode ser abaixado ou levantado.

Outros projetos para boas maneiras

Ajude as crianças a aprenderem e a praticarem a "Regra de Ouro", que afirma que devemos tratar os outros como gostaríamos de ser tratados. Faça as crianças procurarem em revistas e cortarem imagens de pessoas que aderiram à "Regra de Ouro" e estão exibindo boas maneiras. A escolha das imagens pode incluir crianças brincando juntas de uma forma gentil, o compartilhar com alguém, ou alguém comendo ordenadamente em uma mesa. Peça às crianças que façam uma colagem de fotos em um grande cartaz na sala de aula ou em pequenos cartazes individuais para levar para casa. Tente outros projetos para ajudar a ensinar as crianças sobre boas maneiras. Ensine-as a serem bons ouvintes, jogando "Siga o Líder". Instrua as crianças a dizer "por favor" e "obrigado" em todos os momentos e premie as boas maneiras com um adesivo e elogios.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível