Mais
×

Projetos divertidos para feira de ciência do sétimo ano

Atualizado em 17 abril, 2017

Quando o assunto é a feira de ciência, a competição esquenta na sétima série. As categorias de projetos variam desde mecânica até meio-ambiente e todos os outros assuntos entre elas. Existem muitos projetos simples e divertidos que não necessitam de muita preparação ou material para serem feitos. Entretanto, até mesmo os projetos mais simples cumprem o objetivo da feira: dar aos alunos um olhar mais aguçado sobre o mundo a sua volta enquanto divertem-se.

Quase tudo pode ser transformado em um projeto de ciência (Crystals ice image by Vladimir Krivsun from Fotolia.com)

Queijo mofado

Esse experimento é simples mas levará três dias para ser feito. Os materiais incluem, ao menos três tipos diferentes de queijo, recipientes separados para cada amostra de queijo, papel filme e uma câmera. Ponha uma amostra de queijo em cada recipiente e cubra-a com papel filme. Se a embalagem não grudar, tente usar uma fita para fixar o plástico no recipiente. Tire fotos de cada amostra todos os dias e registre os resultados no fim do experimento.

Pó de estrelas

Pó de estrela são partículas muito finas das estrelas que explodiram. O experimento de coletar esse pó é muito simples mas serão necessários alguns dias para completá-lo. Os materiais incluem uma grande folha de plástico transparente, um imã forte e uma lupa. Tente fazer esse experimento quando não estiver ventando. Coloque a folha de plástico deitada no chão e deixe-a no lugar durante a noite. De manhã, embrulhe o imã com o plástico para detectar as partículas que estavam na folha de plástico. As partículas que forem magnéticas são o pó estelar. Podem ser necessárias algumas noites para coletar pó suficiente.

Desenvolvendo cristais

Desenvolver cristais é um experimento clássico mas adicionar um toque especial fará deste um ótimo projeto para a feira de ciência. Os materiais necessários incluem três kits para desenvolver cristais, um termômetro, caneta e papel. O primeiro kit será o grupo de controle, assim, prepare os cristais com uma solução em temperatura ambiente e registre-a. Para o segundo kit, ponha a solução na geladeira e registre quanto tempo ela permaneceu lá e sua temperatura. No terceiro kit, aqueça a solução até um pouco antes do ponto de ebulição e registre a temperatura. Observe cada um dos cristais crescerem e registre os resultados.

Acidificação do oceano

Esse projeto mede o efeito do dióxido de carbono acumulado no oceano. Os materiais necessário incluem três tanques de peixe de 3 l, 15 peixes guppy, seis plantas aquáticas, 10 l de água, uma rede de pesca, medidor de pH e um cronômetro. Encha cada tanque com 3 l de água e registre o pH de cada tanque. Coloque cinco peixes guppy em cada tanque, duas plantas no segundo e quatro no terceiro. Registre o pH de cada tanque a cada hora.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article