Projetos de dobradura com papel para alunos do quinto ano

Escrito por charong chow | Traduzido por mário candi tsuge
Projetos de dobradura com papel para alunos do quinto ano
As crianças no quinto ano já possuem coordenação para criar origamis (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)

Os alunos do quinto ano têm idade suficiente para trabalhar em projetos mais longos e complexos, como origamis. O origami é a antiga arte japonesa de dobradura com papel, e profissionais podem criar qualquer coisa, de flores a animais e projetos arquitetônicos. Essa arte inclui projetos de ciência e matemática, artesanato de datas festivas, de estudos sociais e de presentes.

Ciência e matemática

Os alunos do quinto ano podem combinar seus estudos nas aulas de ciências e matemática com um artesanato de origami. Um projeto para a sala inteira seria um cisne tridimensional. O cisne é construído com aproximadamente 450 triângulos dobrados. As crianças possuem as habilidades para contar os triângulos necessários e trabalharem juntas na construção. As unidades de triângulo começam com um pedaço quadrado de papel. Corte em quatro tiras retangulares iguais. Dobre a tira ao meio longitudinalmente. Abra e dobre os dois cantos até o meio para que se pareça com um avião de papel. Vire o papel e dobre os outros cantos em direção à dobra para criar um quadrado. Dobre para baixo para criar um triângulo e depois o lado direito para o esquerdo para criar um triângulo. Essa será a base do cisne. Você também pode encontrar instruções para esse projeto on-line.

Datas festivas

As datas comemorativas são o momento ideal para trabalhar nesses projetos de dobradura. As crianças podem criar corações para o Dia dos Namorados. Comece com um papel quadrado vermelho de 15 cm. Coloque-o de forma que se pareça com um diamante em cima da mesa. Dobre a parte inferior para marcar o papel, e abra novamente. Dobre o outro lado e abra. Você deverá ter uma marcação em forma de cruz. Dobre a ponta superior para o centro. Dobre a parte inferior de modo que o ponto inferior encontre o topo do papel dobrado. Dobre o lado direito para encontrar o meio e depois repita com o lado esquerdo. Vire de ponta-cabeça e dobre para trás os cantos esquerdo e direito cerca de 1 cm para criar seu coração.

Estudos sociais

A maioria dos alunos do quinto ano está estudando o início da história brasileira em estudos sociais, e trabalhar em atividades de dobraduras ajudará em seus estudos. Uma atividade prática seria um projeto de dobramento com dinheiro. As crianças aprenderiam mais sobre a moeda brasileira e os animais estampados nas cédulas. Uma lição sobre o significado do natal pode coincidir com uma dobradura de um peru. Instruções detalhadas para esses projetos podem ser encontradas on-line.

Presentes

As crianças podem criar presentes em sala de aula com um projeto de dobradura de papel. Um projeto simples de origami é uma caixa. Comece com um pedaço quadrado de papel colorido. Dobre todos os cantos para o centro de forma igual. Deverá parecer um diamante. Vire o papel de cabeça para baixo para que tenha um quadrado. Dobre os lados esquerdo e direito para o centro. Dobre todos os quatro cantos para o meio. Gentilmente abra a área do centro para tirar uma caixa. Ajeite os lados com seus dedos e pressione as áreas que não estiverem planas para formar a caixa. Repita as instruções para fazer a tampa que a acompanha.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível