Projetos escolares de ciências sobre eclipse solar

Escrito por jennifer reynolds | Traduzido por lucas moreira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Projetos escolares de ciências sobre eclipse solar
Os eclipses solares podem ser um fenômeno raro onde você mora, mas eles ocorrem no mundo várias vezes por ano. (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

Quando a Lua se alinha perfeitamente entre o Sol e a Terra, uma sombra lunar é lançada sobre parte do mundo, em um fenômeno conhecido como eclipse solar. Os eclipses solares - sendo parciais, anulares (em que um anel brilhante do sol ainda aparece em torno da sombra da lua) ou totais - ocorrem em algum lugar no mundo entre duas e cinco vezes por ano. Quando ocorre um na sua região, existem várias ideias para projetos de ciência que você pode fazer relacionados com eclipses e astronomia.

Outras pessoas estão lendo

Modelo de um eclipse

Usando um lampião, lâmpada de vidro, lanterna ou outra fonte de luz, construa um modelo do eclipse solar. Com sua fonte de luz no centro do seu modelo (você pode construí-lo para que ele fique em uma mesa com a lâmpada no centro), use uma grande esfera (uma bola de isopor ou bola de argila vai funcionar) montada em um lápis ou outra ferramenta que permitirá que você possa manipular a esfera em torno de seu "Sol". Use uma pequena bola de barro para simular sua Lua que passa entre o seu "Sol" e a esfera maior, que será a sua Terra. Observe a maneira que se projetam sombras em sua esfera maior. Mova a Lua mais perto ou mais longe da fonte de luz para recriar o efeito eclipse anular, o que ocorre quando a Lua passa entre o Sol e a Terra a uma distância que não é suficientemente grande para bloquear o Sol inteiro.

Esboce as fases de um eclipse

Através de um modelo de um eclipse ou observando um eclipse real, esboce as diferentes fases de um eclipse e, se observar um real, o tempo de duração de cada uma. Você nunca deve olhar diretamente para o Sol, mesmo durante um eclipse: raios ultravioleta ainda podem danificar os olhos, mesmo quando o Sol parece ser bloqueado pela Lua de forma segura. Em vez disso, pegue duas peças rígidas de papelão, faça um furo pequeno em um e use para projetar a imagem inversa do Sol sobre o segundo, que você vai segurar por baixo. Fique de costas para o Sol de forma que esse brilhe sobre o seu ombro e através do buraco. Você será capaz de assistir o eclipse na "tela", no seu segundo pedaço de papelão.

Demonstrando a perspetiva de um eclipse

Você pode criar um eclipse usando uma moeda e um objeto parado do outro lado da sala de onde você está. Simplesmente feche um dos olhos e foque seu olhar no objeto, depois segure a moeda, a distância de um dos seus braços, na frente do objeto. Mova esse objeto lentamente até você, notando como isso começa a obscurecer o objeto que você está focado. Esboce ou faça anotações sobre os estágios desse eclipse simulado.

Faça um cartaz ou apresentação em PowerPoint

Use seus esboços e observações de um eclipse real ou um simulado para criar um cartaz ou até mesmo um apresentação em PowerPoint documentando o eclipse. Você pode incluir diagramas demonstrando os ângulos e a geometria necessárias para criar um eclipse e explicar o porque eles não ocorrem toda vez que a Lua orbita a Terra (aproximadamente uma vez por mês). Isso é porque a Lua orbita a Terra em um ângulo em que a sombra geralmente não bate na Terra quando essa passa pelo Sol.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível