×
Loading ...

Projetos escolares sobre como fazer uma plataforma de petróleo

Atualizado em 17 abril, 2017

Uma plataforma de petróleo é uma plataforma mecanizada que ajuda as empresas petrolíferas a extrair o combustível fóssil a partir de sua origem, geralmente no subsolo ou no fundo do oceano. As plataformas petrolíferas são peças altamente complexas de engenharia, com vários componentes e subcomponentes. Se você tiver que planejar um projeto escolar relacionado à engenharia, uma plataforma de petróleo poderá ser uma excelente ideia para você.

As plataformas petrolíferas se encontram em campos de petróleo offshore (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)

Modelos

Um dos melhores projetos envolve a criação de uma plataforma de petróleo em miniatura. Um modelo de plataforma de petróleo representará os componentes básicos de um equipamento: perfuração, bombas, plataformas, racks e cabos. Um simples modelo de plataforma de petróleo poderá ser feito com palitos de picolé e cola; nesse projeto, você projetará os componentes básicos de um equipamento usando palitos de picolé e explicará como todos eles se reúnem quando você mostrar o projeto para a classe. Um modelo mais complexo usaria fios, componentes metálicos, brocas e bombas. Nesse projeto, você poderá usar o modelo para mostrar realmente a classe como as peças são feitas e como elas funcionam.

Loading...

Construção

A construção de uma plataforma de petróleo é um processo longo e complexo. As plataformas petrolíferas levam meses, até anos (no caso de plataformas offshore), para serem construídas. Um projeto sobre a construção de plataformas de petróleo poderia explicar como as equipes de construção montam as plataformas, utilizando diagramas e descrições verbais. Esse projeto explicará como as plataformas de petróleo são financiadas, que tipos de equipes de construção e engenharia trabalham nela, quais as matérias-primas utilizadas e quanto tempo leva a construção. Isso poderá assumir a forma de um projeto escrito ou oral.

Perfuração

As plataformas petrolíferas não podem ser instaladas em qualquer lugar. Elas têm que ser criadas em campos de petróleo, onde a geografia física permita a extração. Por causa disso, elas precisam ser construídas para atender às características geográficas da área onde elas são criadas. Um projeto sobre os aspectos geográficos da construção de uma plataforma de petróleo poderia falar sobre os diferentes tipos de exercícios necessários para penetrar as superfícies diferentes, ou a importância da concepção de plataformas offshore que ficarão ancoradas em um determinado lugar. O objetivo final seria a de mostrar à classe como fazer uma plataforma de petróleo em diferentes contextos.

Tipos de plataforma

Existem muitos tipos diferentes de plataformas de petróleo. As plataformas fixas são ligadas à superfície do oceano com concreto; as plataformas semissubmergíveis flutuam na água; e plataformas amarradas são ancoradas ao fundo do oceano, de modo a eliminar o movimento. Um projeto em diferentes tipos de plataformas utiliza diagramas para ilustrar como os engenheiros fazem diferentes tipos de plataformas de petróleo para fins diferentes. Nesse projeto, você terá planos para diferentes tipos de plataformas de petróleo e explicará como elas são diferentes, como cada uma é feita e onde são usadas.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...