Projetos escolares sobre a tabela periódica

Escrito por rochelle leggett | Traduzido por débora sousa
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Projetos escolares sobre a tabela periódica
Existem várias maneiras de tornar o aprendizado dos elementos mais interessante (Comstock/Comstock/Getty Images)

Aprender sobre a tabela periódica é uma parte valiosa e necessária de aprender química, mas também pode ser um pouco chato. Felizmente, existem maneiras de transformar a aprendizagem em um jogo ou um projeto para fazer com que os alunos fiquem mais envolvidos. Em qualquer método, o objetivo deve ser o de proporcionar aos alunos maneiras de lembrar os elementos mais comuns da tabela periódica.

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Tabela artística

Divida os alunos em pequenos grupos de dois ou três. Dê a cada grupo uma grande tabela periódica em branco. Em seguida, peça para eles a preencherem com os símbolos, nomes e números atômicos dos elementos. Além disso, os alunos devem desenhar ou colar imagens de objetos que são em grande parte feitos de cada elemento. Estimule a criatividade e encare isso parcialmente como um projeto de arte. Associar os elementos com objetos mais familiares, como lâmpadas com o tungstênio, ajudará os alunos a se lembrarem deles com mais facilidade.

Elementos comestíveis

Prepare cupcakes ou biscoitos e peça para os alunos passarem cobertura neles; você pode usar diferentes sabores ou cores de glacê para representar metais, ametais e metaloides ou as diferentes séries na tabela periódica. Em seguida, dê a cada aluno um saco de confeitar com uma ponta fina e um pouco de glacê escuro para eles escreverem um símbolo químico em cada cupcake ou biscoito. Certifique-se de usar apenas uma unidade para cada elemento. Depois, organize os cupcakes ou biscoitos na tabela. Tenha uma discussão sobre ela conforme você e seus alunos devoram a tabela periódica comestível.

Memória dos elementos

Prepare cartas para um jogo no estilo de memória, no qual os participantes viram as cartas, tentando lembrar sua posição e combinando duas cartas iguais. No entanto, como uma alternativa ao jogo tradicional de memória, faça uma carta correspondente com o nome de um elemento e a outra contendo seu símbolo químico. Por exemplo, uma carta marcada "zinco" e outra "Zn" formam um par. Isso incentiva os alunos a se lembrarem dos símbolos e nomes dos elementos. Uma vez que existem tantos elementos, é melhor pedir para que eles brinquem usando cartas de pequenas seções da tabela periódica de cada vez.

Átomos comestíveis

Os elementos são dispostos na tabela periódica em ordem pelo seu número atômico, ou o número de prótons no núcleo. O núcleo também contém nêutrons, cujo número pode variar, e um número de elétrons é igual ao número de prótons. Peça para os alunos fazerem modelos dos átomos na tabela periódica combinando pequenos objetos em uma bola para ser o núcleo e usando fios ou palitos para afastar mais objetos dele, formando uma nuvem de elétrons. Para tornar o projeto mais interessante, experimente usar marshmallows ou jujubas para formar o núcleo, criando assim um modelo que os alunos podem comer depois de estudar a tabela periódica.

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