Projetos para a feira de ciência para ensino fundamental sobre a água ou o oceano

Escrito por carrie perles | Traduzido por camila silveira
Projetos para a feira de ciência para ensino fundamental sobre a água ou o oceano
Você pode aprender sobre o oceano criando um projeto para a feira de ciências (Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images)

Ao nível do ensino fundamental, os melhores projetos de ciência demonstram algo importante sobre o mundo que nos rodeia, como o meio ambiente ou a tecnologia. Se você escolher fazer o seu projeto para a feira de ciências sobre um assunto relacionado com os oceanos e fontes de água, existem várias opções para escolher.

Por que os objetos flutuam no oceano?

Deixe um ovo fora da geladeira para atingir a temperatura ambiente e o coloque em uma jarra com dois copos d'água e observe. (O ovo deve afundar). Depois retire o ovo e misture 37,5 gramas de sal. Coloque novamente o ovo na água e observe se ele ainda afunda. Repita o processo até ele afundar. Depois calcule qual foi a medida de sal para água quando o ovo afundou. Faça algumas pesquisas para descobrir a relação entre a água e o sal em vários tipos de água do oceano (certificando-se de incluir a água do Mar Morto). Com base em seus resultados, presuma se um ovo iria afundar no oceano. (Se você mora perto de um oceano, você pode testar sua previsão.)

Dessalinização

Se você estivesse preso em uma ilha deserta sem água doce, o que você faria? Você poderia construir um dispositivo de dessalinização para criar água doce a partir da água do mar. Este dispositivo atua com o princípio de que você pode remover as moléculas de água a partir da água salgada através da evaporação e condensá-lo de volta para a água líquida sem sal. Para fazer isso, você vai precisar encher uma tigela grande, com cerca de 3 cm de água salgada, coloque um copo no meio da tigela, cubra a tigela com filme plástico e coloque um peso no centro do filme plástico sobre o copo. Se você deixar o dispositivo ao sol, a água vai evaporar, condensar no envoltório plástico, e escorrer para o copo.

Modelo de sonar

Os cientistas medem a profundidade do oceano enviando pulsos fortes para o fundo do oceano e calculando quanto tempo leva para o eco voltar. Você pode usar o seu projeto de feira de ciências para demonstrar como esse processo, chamado sonar, realmente funciona. Para fazer isso, jogue uma bola contra o chão várias vezes, usando a mesma quantidade de força enquanto estiver jogando. Tenha um amigo com um cronômetro para ver quanto tempo leva para a bola voltar. Repita este processo, enquanto uma bola quica de uma cadeira alta ou outro objeto. O sonar funciona de uma maneira semelhante, usando apenas o som em vez de uma bola.

Fertilizantes e a qualidade da água

Fertilizantes têm um impacto negativo sobre o meio ambiente. Eles contêm nitrogênio e fósforo, que são importantes para o crescimento das plantas. Porém, ambos os nutrientes ajudam no crescimento de algas, o que pode prejudicar a qualidade da água. Para testar vários tipos de fertilizantes, coloque pequenos aquários ou recipientes de tamanho semelhantes, na luz solar. (Os recipientes devem ser transparentes para que a luz solar possa penetrar.) Em seguida, meça uma quantidade igual de água e coloque algumas pedras em cada recipiente. Adicione um tipo diferente de fertilizante para cada recipiente, e observe os diferentes crescimentos de algas em cada recipiente.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível