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Projetos para feira de ciência envolvendo elétrica e engenharia para alunos do oitavo ano

Atualizado em 22 novembro, 2016

A feira de ciências é, em geral, um rito de passagem para os alunos à medida que progridem na escola. Alunos do oitavo ano ficam em uma importante fase de transição da investigação científica, entre experiências diretas do ensino fundamental e projetos mais rigorosos do ensino médio. É nessa fase crucial que muitos estudantes começar a integrar conceitos elétricos que podem impressionar os juízes e professores.

Incentive a pesquisa científica por meio de projetos de ciência do oitavo ano realistas, mas desafiadores (Comstock/Comstock/Getty Images)

Eletroimãs

Eletroímãs têm sido utilizados há muito tempo em feiras de ciência pela sua impressionante funcionalidade, apesar da relativa facilidade de construção. Com alguns itens baratos na loja de ferragem local, como uma bateria de lanterna e alguns fios magnéticos, você pode testar várias hipóteses relacionadas ao magnetismo. Por exemplo, é possível tentar demonstrar a resistência e os pontos fracos de um electromagneto, uma vez que se relaciona com o tamanho e o tipo de fio utilizado, bem como o número de vezes que o fio é enrolado.

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Motores

Use um conceito simples de campos magnéticos opostos para criar um motor básico. Faça um electroímã de forma simples sobre um eixo de base, de modo que ele possa girar. Quando você colocar um ímã com o polo norte e o polo sul fixos, conhecido como ímã permanente, perto do eletroímã livre de fiação, os campos opostos farão com que o eletroímã gire sobre o eixo em velocidades variadas, criando um motor básico. Esse conceito simples pode ser a base para uma variedade de experiências elétricas e de engenharia, como a relação direta entre rotações por minuto (RPM) e a força de qualquer ímã.

Pontes

Engenheiros civis podem testar a capacidade de carga de diferentes tipos de pontes através da construção de modelos de baixo custo e escala reduzida utilizando madeira de balsa. Uma boa ideia é fazer competições que exijam que os alunos construam pontes com peso não superior a 100 g, mas que possam suportar mais de 200 kg. Devido aos conhecimento de pesquisa e engenharia necessários, tal projeto seria o ideal para um grupo do oitavo ano mais avançado.

Níveis de choque

Demonstre alguns conceitos fundamentais de engenharia através de testes de queda clássicos. Embale uma variedade de objetos, desde um ovo vulnerável ou um pedaço de vidro até objetos mais resistentes de madeira ou metal, dentro de uma caixa de diferentes materiais de embalagens, como amendoins ou jornal. Os alunos podem realizar muitos experimentos diferentes relacionados à gravidade e à absorção de choques. Esse tipo de experiência é ideal para estudantes novos em projetos de ciência que desejam exibir um processo de teste completo com um experimento relativamente fácil de configurar, pois exige inúmeras repetições em uma variedade de cenários, sem a necessidade de construir modelos de trabalho ou protótipos.

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Referências

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