Projetos para feira de ciências do 7º ano envolvendo fotografia

Escrito por heather leigh landon | Traduzido por carolina pinho
Projetos para feira de ciências do 7º ano envolvendo fotografia
Fotografe rastros de estrela usando um modo da câmera para fazer um projeto para a feira de ciências (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Todo ano muitas escolas fazem feiras de ciências para que os alunos tenham a oportunidade de exibir projetos com experimentos que demonstrem a habilidade deles de juntar informações. O propósito da feira de ciências é ajudar o aluno a desenvolver as habilidades necessárias para fazer pesquisas e experimentos. A fotografia pode ser usada para documentar o progresso de um projeto e também pode ser o foco de um desses experimentos.

Foto tremida

A foto tremida acontece quando a velocidade do obturador está muito lenta, o que resulta em uma foto embaçada. Isso também pode acontecer se a câmera for balançada quando o fotógrafo estiver segurando-a, especialmente quando se usa uma lente com zoom. Para esse projeto, os alunos devem tirar várias fotos usando diferentes velocidades do obturador e diferentes comprimentos de lente com zoom com e sem o tripé. Depois de imprimir as fotos, eles devem comparar como algumas fotos estão mais nítidas e outras mais embaçadas. Esse experimento mostrará que a foto sai menos tremida quando a câmera está em um tripé, a velocidade do obturador está mais rápida e o objeto não está com muito zoom.

Rastro de estrela

O movimento das estrelas pelo céu pode ser registrado por meio de fotografias de rastros de estrela tiradas em uma câmera digital, de preferência uma que tenha o modo apropriado. Para tirar as fotos, encontre um lugar escuro que não tenha muitas luzes da cidade para interferirem no brilho das estrelas. Coloque a câmera no modo certo, em que o obturador só irá abrir ou fechar quando o botão for pressionado. Deixe o obturador aberto por vários minutos ou por até uma hora para tirar fotos dos rastros de estrela em todo o céu. Depois, o aluno deve registrar onde a foto foi tirada, o horário, a data e os ajustes da câmera.

Sensibilidade fotográfica (ISO) e iluminação

Teste diferentes ISOs para estudar o efeito da luz na exposição da foto. Para isso, pode-se utilizar uma câmera digital ou analógica, com sensibilidades fotográficas diferentes, como ISO 100, 400 ou 1600. Para fazer esse experimento, fotografe o mesmo objeto mudando apenas o ISO e as configurações de abertura da câmera. Quando tiver terminado, imprima as todas as fotos e compare os diferentes ajustes e os resultados.

Filtros

Teste os diferentes efeitos de filtros coloridos, como azul, verde, amarelo, laranja, vermelho e polarizado nas fotos. Para este experimento, encontre um local ao ar livre com muitas cores e tonalidades, como uma fazenda, uma praia ou uma paisagem. Tire a mesma foto com os mesmos ajustes, primeiro sem filtro e depois usando diferentes filtros na lente. Cada um deles terá um efeito distinto na foto; por exemplo, o amarelo fará o céu parecer mais escuro e aumentará o contraste. Imprima as fotos e faça anotações sobre a diferença de cada filtro.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível