×
Loading ...

Projetos de feira de ciências com energia solar e moinho de vento

Atualizado em 20 julho, 2017

Com um suprimento limitado de combustíveis fósseis e uma preocupação constante sobre o excesso de poluição e gases estufa, muitas pessoas estão procurando fontes de energia alternativas que sejam sustentáveis e tenham um impacto negativo menor no ambiente. Isso, por sua vez, tem levado a um interesse maior em projetos de ciências relacionados à energia solar e eólica.

A energia solar e do vento são ambas formas de energias sustentáveis (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)

Como a sombra afeita o resultado dos painéis solares

O propósito desse projeto é determinar com a sombra pode afetar a eficácia dos painéis solares. Para fazê-lo, será necessário ter dois tipos de painéis solares: o monocristalino e o amorfo. É necessário também ter um medidor de energia para registrar a tensão e os amperes que os painéis estão produzindo. Quando estiver montando o experimento, veja se ambos os painéis estão colocados no mesmo ângulo e distância da fonte de luz. Primeiramente, registre a produção dos painéis sem sombra e, em seguida, registre o número com sombra. Os resultados devem ajudar a determinar qual o tipo de painel seria mais adequado para ambientes diferentes, por exemplo, em uma área com árvores ao invés de uma área aberta.

Loading...

O efeito da luz em um painel solar

Esse projeto ajuda a determinar quais fonte de energia interna fazem um painel solar funcionar mais. Para fazer o experimento, será necessário ter um painel solar, um medidor de energia e três tipos de fontes de luz: fluorescente, incandescente e halogênio. Assegure-se de colocá-los na mesma distância e ângulo da fonte de luz em todas as três condições e, em seguida, registre a produção de energia da célula solar usando o medidor. Após terminada essa etapa, use os dados coletados para formar sua conclusão.

A eficácia do fluxo de vento laminar versus o turbulento

Nesse projeto, você determinará se as turbinas de vento são mais eficazes em fluxos laminares ou turbulentos. O fluxo de vento laminar é uma linha constante, e o turbulento é irregular. Para testar qual é o melhor na produção de energia, será necessário ter uma pequena turbina de vento, um túnel de vento e um medidor de energia. Após anexar a turbina no medidor, use o túnel para recriar as condições laminar e turbulenta enquanto registra a produção de energia da turbina. Em seguida, tire suas conclusões usando os dados coletados. Dessa forma, será possível determinar qual condição é a melhor para uma turbina de vento.

Como aumentar a energia de uma turbina de vento

A questão nesse projeto é a possibilidade ou não de aumentar a energia de uma turbina eólica afunilando o ar através de um tampa em forma de ampulheta que direcionaria o ar ao redor da turbina. Para fazer esse experimento, será necessário ter uma turbina de vento, um túnel eólico, as tampas e um medidor de energia. Coloque a turbina no túnel e anexe-a ao medidor de energia. Em seguida, teste a energia produzida com e sem a tampa. Após terminar essa etapa, tire suas conclusões com base nos dados coletados.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...