on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Projetos de feira de ciências sobre a compostagem de duas plantas

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Todos os seres vivos, sejam animais ou plantas, precisam de nutrientes para sobreviver e crescer. No entanto, como acontece com os animais, cada planta tem diferentes necessidades alimentares; algumas preferem solo ácido, outras alcalino. O solo é, basicamente, um material enraizado que se decompôs e, durante esse processo, nutrientes são produzidos. Você pode demonstrar o efeito que diferentes compostos têm sobre as plantas realizando projetos de feiras de ciências com plantas e diferentes tipos de adubo.

É possível fazer composto com quase todos os materiais porosos (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Materiais de compostagem

Praticamente tudo o que apodrece e absorve a umidade pode ser utilizado para fazer composto para projetos de ciência. Por exemplo, você pode usar jornal, revistas e caixas de ovos. No entanto, embora esses materiais possam fazer um bom adubo para algumas plantas, ele carece de nutrientes, enquanto que a compostagem feita a partir de vegetação apodrecida ou similar é rica em nutrientes. A melhor escolha depende das necessidades da planta. Algumas plantas não crescem em composto de nutrientes. Você pode testar os efeitos colocando uma planta em um adubo rico feito de vegetação apodrecida e a outra em papel e papelão rasgado que foram deixados de molho por alguns dias. Meça o desenvolvimento de cada planta ao longo de duas semanas. Você pode se surpreender ao descobrir que a planta no composto de papel e papelão cresceu mais. Se isso acontecer, é porque ela gosta de crescer em compostagem que contém poucos nutrientes.

Loading...

Composto de banana versus terra comum

Utilize dois recipientes de plástico de mesmo tamanho e faça alguns furos pequenos no fundo para esse segundo projeto de ciências. Encha 1/3 de um recipiente e 2/3 do outro usando o mesmo tipo de terra. Pique algumas cascas de banana em pedaços bem pequenos em misture-as no primeiro recipiente, adicionando mais terra em seguida para que ambos os recipientes fiquem quase cheios. Classifique os recipientes e deixe-os por duas semanas. Coloque duas plantas do mesmo tamanho e tipo dentro deles e faça anotações diárias por duas semanas sobre o desenvolvimento de cada uma. Uma crescerá mais e mais rapidamente que a outra, dependendo das necessidades de nutrientes das plantas.

Composto de folhas de chá

Alguns jardineiros defendem o uso de folhas de chá como composto. Realize esse projeto de ciências para testar se ele tem algum efeito sobre a planta no recipiente sem adubo do projeto anterior. Retire um pouco da terra e coloque um punhado de folhas de chá úmidas usadas dentro do recipiente. Misture as folhas com o resto da terra e adicione mais um pouco de terra por cima. Regue bem a planta. Registre diariamente o que acontece por duas semanas. Veja se a planta se desenvolve de uma forma diferente. Anote se a velocidade de crescimento cresce, diminui ou permanece a mesma. Compare a planta que tem composto de banana com a que tem uma compostagem de folhas de chá.

Retenção da água

Diferentes tipos de composto têm diferentes níveis de retenção de água. Isso afeta o crescimento de uma planta; algumas gostam de composto bem drenado, enquanto outras preferem condições continuamente úmidas ou até mesmo molhadas. Use dois tipos diferentes de compostagem: um que tenha alta retenção de água e que outro não retenha muita umidade. Normalmente, o adubo à base de turfa retém água, enquanto um que contém chorume drena melhor. Coloque duas plantas iguais em dois recipientes, um com composto que retenha umidade e outro que não retenha. Regue igualmente as duas plantas e registre o que acontece com elas. Você verá que uma planta crescerá mais do que a outra, dependendo da sua necessidade de rega.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...