on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Projetos de feira de matemática rápidos e fáceis

Atualizado em 17 abril, 2017

Se você não tem tempo para comprar materiais ou um kit, poderá criar projetos de feira de matemática rápidos e fáceis, utilizando utensílios domésticos comuns. Modele objetos com massa de modelar para um projeto de geometria. Explore probabilidades com um baralho de cartas. Use um saco de doces multi-coloridos para investigar conceitos em estatísticas.

Use cartas de baralho para demonstrar a matemática das probabilidades (playing cards image by Warren Millar from Fotolia.com)

Probabilidades

Reúna cartas de baralho, um notebook e uma calculadora. Embaralhe as cartas. Crie uma tabela de dados e na coluna da esquerda, escreva os títulos das categorias, que incluem "Tipo de carta", "Número no baralho" e use dez linhas para escrever "Teste 1" à "Teste 10." Além disso, faça colunas para "Totais" e "Médias". Selecione um tipo de carta, como uma carta vermelha, naipe da carta ou carta de figura. Digite o tipo de carta na segunda coluna ao lado de "Tipo de carta". Se você tiver selecionado um carta vermelha, você escreveria "Vermelhas". Ponha "26" na célula "Número no Baralho". Tire cartas até encontrar outra carta vermelha. Introduza o número de cartas que levou para encontrar o próxima carta vermelha no "Teste 1." Repita mais nove vezes. Utilize o mesmo procedimento para testar outros tipos de cartas. Adicione totais para cada tipo de carta e divida por 10 para chegar às médias. Explique porque certos tipos de cartas são mais propensos a saírem do que os outros.

Loading...

Geometria

Use a argila para modelar um prisma. Reúna uma régua, rolo, papel quadriculado, marcadores coloridos e argila. Molde a argila em um cubo. Use os marcadores para marcar as extremidades que emergem de um canto com cores diferentes. Coloque o cubo no papel de gráfico. Trace as bordas com marcadores correspondentes para medir o comprimento, largura e altura. Rotule as linhas "Julgamento 1." Use o rolo para nivelar ligeiramente o cubo. Molde os cantos para que eles permaneçam angulares. Meça a nova forma no papel quadriculado com os marcadores. Rotule-a "Tentativa 2". Repita mais oito vezes, cada vez achatando a forma. Use a régua para medir as linhas que você desenhou. Crie uma tabela. Escreva "Tentativa número", "Comprimento", "Largura", "Altura" e "Volume" como cabeçalhos no topo. Escreva os números do teste na coluna da esquerda. Escreva as medições e calcule os volumes. Explique o que acontece com o volume de uma forma quando as dimensões mudam.

Estatísticas

Use vários pacotes de M&Ms para fazer uma experiência em estatísticas. Crie uma tabela com cada cor de M&M, como marrom, verde, amarelo, azul, laranja e vermelho, na coluna da esquerda. Calcule o número de cada cor de M&M por saco. Repita para o resto das cores, assim como os sacos. Calcule o número total, o número da média e a porcentagem do total para cada cor.

Medição

Junte três itens de tamanhos diferentes, como uma moeda, uma tigela e um taco de beisebol. Peça voluntários para medir os itens; no entanto eles não podem compartilhar dados. Adicione o total de medidas para cada item e calcule o número médio. Descubra o desvio de cada pessoa a partir da média, subtraindo a média da medida dada pela pessoa. Divida o valor absoluto das diferenças pelo tamanho médio do artigo, e multiplique por 100 para expressar a margem de erro como uma porcentagem.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...