×
Loading ...

Projetos para feiras de ciências envolvendo o crescimento de plantas

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Os projetos das feiras de ciência devem seguir o método científico: ter como objetivo responder uma pergunta de pesquisa, elaborar uma hipótese, realizar um experimento, analisar os dados e chegar a uma conclusão. Mudando a hipótese e a variável no experimento, os alunos podem surgir com inúmeras versões de graus de complexidade dessa clássica experiência das feiras de ciência.

Teste como a temperatura altera o crescimento das plantas (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)

Medindo o crescimento das plantas

Antes de iniciar o seu projeto para a feira de ciências, estabeleça como você vai medir o crescimento da planta. Se for plantar uma planta na água, como o caroço de abacate ou a batata, meça o crescimento da raiz e, dependendo do tipo de planta que estiver usando, é possível contar as flores, vegetais ou frutos produzidos.

Loading...

Luz

Descubra como a luz altera o crescimento da planta. Para isso, mantenha a planta do experimento em um ambiente com luz natural. Descubra como a quantidade de luz modifica o crescimento dela colocando outras plantas no escuro por diferentes períodos de tempo. É possível, também, colocar uma planta exposta à luz solar e outra à luz artificial. Pode-se também verificar como o espectro de luz afeta o crescimento expondo uma planta sobre uma luz vermelha e outra recebendo luz azul.

Água

Torne a água a variável do seu experimento. Descubra a quantidade ideal de água para o crescimento da planta aguando-as com quantidades diferentes de água. Outra possibilidade é aguá-las com quantidades diferentes de água, como a destilada, água da nascente de um rio, água da chuva, água com cloro ou água com sabão. Forneça a mesma quantidade de água para todas as plantas.

Fertilizantes

Comece com todas as plantas usando o mesmo tipo de solo e, depois, adicione a mesma quantidade de diferentes fertilizantes em cada uma delas para ver qual deles mais afeta o crescimento das plantas. Use fertilizantes com diferentes quantidades de nitrogênio, fósforo e potássio. Outra alternativa é usar marcas diferentes. Tenha uma planta de controle que não receba nenhum tipo de fertilizante.

Música

Descubra como a música afeta o crescimento das plantas. Não coloque nenhum tipo de música para a sua planta de controle. Toque diferentes tipos de música, como clássica, rock, sertaneja ou hip-hop, para as outras plantas. É importante lembrar que a música deve ser tocada no mesmo volume e durante a mesma quantidade de tempo para cada planta. Você também pode tocar o mesmo tipo de música mas deve alterar a quantidade de tempo e verificar se elas respondem melhor a certos tipos de instrumentos, como a flauta, trompete ou saxofone.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...