Mais
×

Projetos para feiras de ciências sobre eletricidade estática gerada por peças de vestuário

Atualizado em 21 julho, 2017

A eletricidade estática é criada quando dois objetos são friccionados um contra o outro. Um projeto para a feira de ciências sobre eletricidade estática pode ser realizado em casa usando roupas feitas com diferentes tecidos. Certifique-se de coletar os dados e anotar suas observações para um projeto bem sucedido.

Projetos sobre eletricidade estática podem ser divertidos e educacionais (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Cachecol de lã

Rasgue uma folha de papel em pequenos pedaços e coloque-os em uma mesa. Coloque um pente limpo perto dos pedaços de papel e observe que ele não afeta os papéis de maneira nenhuma. Esfregue-o no cachecol de lã, reaproxime o pente do papel e observe o que acontece. Os pedaços de papel devem ser atraídos pelo pente. Varie o tempo em que o pente é friccionado no cachecol para observar a diferença de carga produzida.

Um cachecol de lá pode ser usado para criar eletricidade estática (Paul Tearle/Stockbyte/Getty Images)

Camisa de algodão

Abra a torneira para que a água escorra em um fluxo pequeno, mas constante. Tente fazer com que a corrente de água fique tão comprida quanto um espaguete. Use uma camisa de algodão para esfregar o pente. Devagar, aproxime o pente da água. Esta deve "curvar-se" e se aproximar do pente. Experimente diferentes tempos de fricção para ver o quanto você pode "curvar" a água.

Esfregar um camisa de algodão em um objeto produzirá carga estática (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Lenço de seda

Amarre um pedaço de cereal em forma de "O" no fim de um barbante que tenha o mesmo comprimento do seu dedo mínimo ao seu cotovelo. Amarre ou cole a outra ponta a qualquer objeto que permita que o cereal balance livremente. O cereal deve estar alguns centímetros longe de qualquer objeto. Esfregue, vigorosamente, um balão em um lenço de seda por aproximadamente 30 segundos. Segure o balão perto do cereal. O cereal deve se mover até tocar o balão.

Usa um lenço de seda pode ser uma experiência "chocante" (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Casaco de lã

Enrole a parte branca de uma lâmpada fluorescente em plástico transparente. Isso é só um procedimento de precaução caso ela quebre. Use apenas o bulbo solto, nunca uma que ainda esteja instalada na lâmpada. Coloque o bulbo em uma sala negra. Esfregue um balão cheio contra o casaco. Você precisa de bastante carga para isso. Toque a parte carregada do balão no bulbo. Você deve ver pequenas faíscas dentro dele.

Você pode usar eletricidade estática para fazer o bulbo da lâmpada soltar faiscas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Misture e combine

Tente substituir um tipo de roupa por outro em diferentes experimentos e recolher dados que mostrem as diferenças, se houver. Por exemplo, no cereal com barbante, tente usar um cachecol de lã depois o de seda e veja qual produz a melhor carga. Tente com o pente ao invés do balão. Certifique-se de escrever suas observações e resultados cada vez que fizer uma troca.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article