Projetos para fornos artesanais de cerâmica

Escrito por penny eldred | Traduzido por débora salomão
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Projetos para fornos artesanais de cerâmica
Tijolos comuns podem ser usados na construção do forno

Se você tem um velho fogão à lenha e alguns tijolos, você pode construir um forno caseiro. Este tipo de forno é fácil de montar e desmontar e pode ser construído de vários tamanhos, dependendo de sua necessidade.

Outras pessoas estão lendo

O começo

Não é necessário o uso de tijolo especial; o tijolo vermelho comum é uma ótima opção. O fogo é gerado no fogão, circula pelas peças de cerâmica e sai pela parte superior do forno. Você terá que fazer um buraco no topo do fogão à lenha para ter este resultado. A cavidade destinada à chaminé pode ser aproveitada, basta cobrir outros possíveis buracos. Um tijolo solto colocado na parte superior do forno vai criar uma abertura para uma corrente de ar ascendente (ver Figura 1). Blocos de concreto cortados ao meio podem ser usados ​​na construção do telhado do forno.

Projetos para fornos artesanais de cerâmica
É fundamental criar uma corrente de ar

Construindo o forno

Ao fazer uma caixa de tijolos ao redor da parte superior do fogão você cria o seu forno. Alternar os tijolos é a melhor forma de construí-lo, pois assim os tijolos podem expandir e contrair livremente de acordo com a temperatura. Embora não seja necessário, o site corvusmoon.com recomenda a utilização de uma manta de fibra de cerâmica no processo de construção de fornos caseiros. Esta manta ajuda a manter o calor. Marcas recomendadas desta fibra são: Fiberfrax ®, Kaowool ® e Isofrax ®. Todas podem ser compradas online.

Projetos para fornos artesanais de cerâmica
Caixa de tijolos na parte superior do fogão

Acendendo o forno

Deve-se acender o forno lentamente. Esteja preparado porque este é um processo que pode durar o dia inteiro e às vezes até a noite toda. Você deve começar fazendo fogo com gravetos. Se você aquecer o forno muito rápido a cerâmica vai rachar ou, pior ainda, explodir. A umidade do barro deve ser eliminada pelo calor pouco a pouco. Alimente este fogo baixo por algumas horas, e vá aumentando gradualmente o calor, acrescentando madeira bem seca por mais algumas horas.

Depois de atingir um fogo bem ardente, você deve verificar a parte superior do fogão à lenha, bem como a câmara onde a brasa está flamejando. Continue queimando a lenha neste ritmo, pelo menos por mais cinco ou seis horas. Todo o processo de queima deve durar no mínimo de 10 a 12 horas. Apenas argilas de baixo teor de queima, como a terracota, podem ser usadas neste tipo de forno. Isto porque geralmente não há como medir a temperatura exata que o forno está atingindo.

Projetos para fornos artesanais de cerâmica
Acender o fogo gradualmente é o segredo para não provocar rachaduras

O produto final

A abertura do seu forno caseiro será uma aventura. É emocionante ver o efeito artístico que o calor provoca nas peças internas. Espere pelo menos mais 12 horas antes de abri-lo. Se você abrir o forno imediatamente pode rachar a cerâmica. Então, vá fazer uma caminhada e não queira retornar rápido para casa. A maioria das peças terá um revestimento preto proveniente da fumaça e do calor. Aplicar um polimento nas peças dará a elas um aspecto bem original.

Projetos para fornos artesanais de cerâmica
Cerâmica feita em forno caseiro

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível