×
Loading ...

Projetos de geometria divertidos para a aula de matemática

Envolver os alunos em projetos divertidos pode ser uma forma motivadora para rever e reforçar os princípios da geometria. Projetos que usam várias modalidades ajudam os alunos a aplicar os termos e princípios da geometria que eles estão aprendendo. De obras de arte a jogos, use projetos para manter os alunos aprendendo e revendo a geometria ativamente.

Projetos de geometria utilizam várias modalidades para ensinar e avaliar a compreensão (Ableimages/Photodisc/Getty Images)

Arte

Explore e manipule os princípios da geometria, fazendo um desenho de mosaico com polígonos. Usando um papel firme, como papel cartão, peça aos alunos para desenhar um polígono de vários lado medindo aproximadamente 5 cm por 5 cm. Dê a todos os alunos uma folha de papel em branco. Os alunos vão cortar e delinear seu polígono no canto superior direito do papel. Demonstre como eles podem deslizar, virar ou girar seu padrão de desenho, então coloque-a sobre o papel ao lado da forma desenhada anteriormente com as bordas se tocando e redesenhe a forma. Repita este processo e preencha o papel com o desenho replicado. Opcionalmente, os alunos podem adicionar dimensão à sua arte geométrica colorindo o padrão.

Loading...
Alunos criando desenhos de mosaicos (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

Cinestesia

Envolva os alunos em um divertido projeto geométrico de final de ano. Divida a classe em grupos de três. Cada equipe deve receber um conjunto de cartões de índice. Os alunos escrevem um termo de geometria que aprenderam na aula em cada cartão. Coloque uma equipe contra outra. As equipes devem trocar seus conjuntos de cartões. Um aluno da primeira equipe pega e lê em silêncio os termos de um cartão. Usando seu próprio corpo ou moldando com argila ou massinha de modelar, o objetivo do aluno é fazer seus companheiros adivinharem o termo correto em um minuto. Se conseguirem, a equipe recebe um ponto. Se não acertarem, a equipe em ativa perde a rodada. O jogo continua até que todos os cartões tenham sido usados.

Demonstre um segmento de linha (NA/PhotoObjects.net/Getty Images)

Manipuláveis

Dioramas podem ser manifestações fantásticas do conteúdo que os alunos estão aprendendo. Escolha alunos para criar uma maquete de um ferro-velho geométrico usando uma velha caixa de sapatos. Os estudantes projetam e fazem ou encontram exemplos de formas geométricas tridimensionais de uma lista de sugestões fornecida pelo professor. As formas devem ser exibidas no diorama para criar uma cena saída de um ferro-velho. Cada forma deve ser rotulada com seu nome geométrico. Deixe cada aluno apresentar seu diorama geométrico de ferro-velho para a classe.

Esvazie uma velha caixa de sapatos para criar um diorama de felho-velho geométrico (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Simetria

Uma das habilidades essenciais para o sucesso na arte de origami é pensar e trabalhar em padrões simétricos. Dê a cada aluno uma folha de papel de dobradura de origami. Oriente os alunos com uma lição de origami apropriada às suas idades. Peça aos alunos para assinalar os padrões reflexivos que eles veem em sua dobradura. Indique a linha de simetria, conforme as dobras vão progredindo. Exiba os projetos de origami com a linha de simetria desenhada pela forma com marcador preto.

A arte de origami é a aplicação da simetria pelo design (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...