×
Loading ...

Projetos de marcenaria para fazer e vender

Atualizado em 17 abril, 2017

Você pode obter um ótimo sentimento de realização ao construir algo com as próprias mãos -- pergunte a qualquer marceneiro. Adicione à essa realização o potencial de ganhar dinheiro e você tem a receita para um negócio de marcenaria. Com um investimento de tempo e material, os marceneiros amadores podem fabricar uma linha de produtos a ser vendida em atacado ou varejo.

A marcenaria é uma boa opção para ganhar dinheiro e, ao mesmo tempo, sentir-se realizado (John Howard/Lifesize/Getty Images)

Avaliar o mercado

Dê uma boa olhada no que há disponível nas lojas de varejo de sua região. Lojas de cozinha apresentam linhas de produtos como tigelas, pinos de rolamento, talheres, tábuas de corte, toalheiros, escorredores e bancos de madeira. Lojas de móveis vendem mesas, cadeiras, bancos, camas, armários de madeira, etc. Joalherias possuem caixas de joias de madeiras e galerias de arte podem apresentar candeeiros artesanais, mesas e itens especiais. E não esqueça das lojas infantis, que possuem quebra-cabeças e outros brinquedos. Ao fazer um inventário do que há a venda em sua área, você terá uma boa ideia para começar.

Loading...

Determine seu nível de habilidade

Seja honesto consigo mesmo para determinar suas habilidades como marceneiro. Se você for um amador, é melhor que comece com projetos mais básicos, como banquinhos, peões, tigelas de madeira ou pinos de rolamento. Foque em aperfeiçoar alguns itens antes de tentar algo mais complicado ou que exija um nível maior de habilidade. É importante começar com projetos que exijam um pouco mais do que uma ferramenta de corte -- um serrote, uma serra de fita -- e uma lixa. Na medida em que você aumentar a produção e aprimorar o ofício, poderá adicionar projetos que exigem ferramentas e conhecimentos adicionais.

Escolha um modelo

Você pode encontrar modelos para seus projetos de várias maneiras. O mais simples é visitar a seção de marcenaria de sua biblioteca ou livraria local. Lá você encontrará as direções para todos os níveis de experiência e habilidade. Livros infantis, normalmente, possuem figuras que podem ser aumentadas e usadas como modelo para brinquedos e quebra-cabeças. O simples contorno de uma maçã ou pera pode ser usado como um padrão para uma tábua de corte. Um banquinho de três pernas é outro modelo que pode ser dominado facilmente por um iniciante. Claro, se você for um carpinteiro experiente, uma mesa de cavalete ou um banco podem garantir as vendas.

Encontre um mentor

Se você possui uma comunidade de carpinteiros em sua vizinhança, considere-se abençoado. Se não, procure uma. Esses artesãos normalmente estão dispostos a ensinar seus truques aos iniciantes. Você pode ser sortudo o suficiente para ganhar um programa de aprendiz ou apenas um convite para visitar a oficina e assistir o trabalho. De qualquer maneira, você conhecerá ferramentas e técnicas de marcenaria que definitivamente ajudarão seu progresso.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...