Mais
×

Projetos de matemática para alunos do 9º ano

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Alunos do 9º anos estão preparados para problemas mais sofisticados. Prepare projetos de matemática envolventes e significativos, procurando assuntos que interesse a sala. Por exemplo, um aluno com um forte interesse em esportes pode encontrar conexões entre temas matemáticos e vários aspectos de seu jogo favorito.

Procure por projetos de matemática que chame a atenção de alunos do 9º ano (Mathematik image by bbroianigo from Fotolia.com)

Matemática no quilting

Envolva os alunos que gostam de artesanato em um projeto de quilting e geometria. Defina a utilização de padrões específicos ou deixe-os escolherem. Juntamente com a própria colcha, os alunos podem produzir diagramas e explicações que ilustrem como fórmulas geométricas foram usadas para criá-las. Os alunos podem explorar a criação de lajes de pavimentação, figuras que se interligam perfeitamente quando repetidas, sem quaisquer falhas no padrão. Além disso, eles aprenderão sobre os tipos de simetria e como elas funcionam no quilting.

Fazendo misturas

Um problema comum de matemática do 9º ano envolve duas ou mais misturas de soluções com várias concentrações. O estudante deve usar a matemática para determinar a concentração da solução produzida pela soma das diferentes misturas. Para transformar isso em um projeto, faça os alunos trabalharem em grupo para resolverem a questão. Por exemplo, suponha que você tenha quatro copos de contas com uma solução a 40% de uma cor e dois copos com uma solução de 80% da mesma cor. Os estudantes devem determinar quantos copos da solução de 80% devem adicionar nos quatro com solução a 40 por cento, para chegar a uma solução de 50%. Usando copos reais com contas coloridas, eles podem testar o seu trabalho.

Drenando a piscina

Peça aos alunos para discutirem como eles podem determinar a quantidade de água perdida em uma piscina drenada por um tubo com determinado diâmetro interno. Depois que eles discutirem maneiras práticas e matemáticas de fazer isso, permita que eles construam modelos para testar suas ideias. Fazê-los trabalharem em grupos irá gerar muita informação e dados úteis para se chegar a um resultado mais preciso. Depois que todos os grupos partilharem suas respostas, veja como elas poderiam ser comparadas com os modelos matemáticos pensados no início.

Construindo uma ponte

Ensine geometria aos alunos curiosos do 9º ano, introduzindo-os aos princípios básicos de física com um projeto de construção de uma ponte. Os alunos devem trabalhar juntos para projetarem e construírem uma ponte que seja leve e resistente. Um material fácil de usar e surpreendentemente eficaz é o papel manilha. Incentive-os a pesquisarem diferentes tipos de pontes como as treliçadas. Como um elemento adicional, peça que eles escrevam uma teoria que disserte sobre o porquê de um projeto poder ser mais forte do que outro.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article