Mais
×

Como fazer projetos de paisagismo usando um programa gratuito de computador

Atualizado em 23 março, 2017

Um projeto de paisagismo é um grande empreendimento, com muito tempo e trabalho físico envolvido. Os softwares disponíveis permitem a criação de um esboço em computador antes de começar o trabalho pesado. Esse planejamento permite a avaliação de elementos que melhor se adequam ao projeto, evitando muitas experimentações caras e cansativas. A maior parte dos programas permite a adição, movimentação e alteração de elementos comuns de paisagismo -- plantas, pedras, águas -- e gera uma prévia fotográfica do projeto. Muitos deles são pagos, mas existem programas gratuitos e versões de demonstração.

Instruções

Uma casa nova é uma tela em branco. Use programas para preenchê-la (new construction landscaping image by Photoeyes from Fotolia.com)
  1. Faça o download de um software de paisagismo (veja Recursos) ou acesse-o na internet. Pacotes gratuitos incluem aplicativos on-line como ShowOff Landscape Designer e BBC Virtual Garden Designer. Estão disponíveis versões de demonstração gratuitas do Upperspace's 3D Landscaping for Everyone e Garden Planner 2.5. Até Outubro de 2010, não havia nenhum software gratuito de paisagismo para download; logo, se precisar utilizar o programa por mais de 15 dias, é necessário comprar ou usar uma versão on-line.

  2. Elabore um orçamento. Antes de planejar o design, decida quanto está disposto a gastar. Isso evitará perda de tempo no computador, caso fossem acrescentados plantas e elementos financeiramente inacessíveis.

  3. Entre em contato com fornecedores locais e obtenha listas de preços de plantas, pedras e outros elementos que possam integrar o projeto. Mantenha essas informações disponíveis enquanto planeja.

  4. Instale o programa escolhido e o inicie com um clique duplo em seu ícone, dentro da pasta de aplicativos. Se estiver trabalhando na internet, pode ser necessário se registrar para usar serviços de planejamento de paisagismo.

  5. Insira as dimensões da área desejada e carregue uma foto da casa, para servir como plano de fundo.

  6. Leia os itens do menu "Ajuda" e os manuais de instruções do programa escolhido, a fim de entender como elevar e abaixar o terreno, bem como selecionar diferentes elementos.

  7. Clique para selecionar o elemento -- por exemplo, uma pequena árvore -- e clique no local do design onde deseja posicioná-lo. Uma árvore aparecerá no desenho.

  8. Visualize o desenho tanto da perspectiva aérea quanto de frente, para obter uma ideia do campo de visão e do espaço no seu projeto. Mova os elementos para certificar-se de que as plantas não fiquem muito tumultuadas.

  9. Imprima cópias do seu projeto e as mantenha para consulta enquanto o executa.

Dicas

  • Um projeto bem desenhado, impresso em todas as cores, é um excelente apoio às vendas. Muitas pessoas precisam visualizar um trabalho antes de concordar com sua execução.
  • A maior parte dos programas gratuitos disponíveis tem capacidades limitadas. Se for usá-lo frequente ou profissionalmente, pode valer a pena investir em um pacote comercial.

O que você precisa

  • Fotografias da área do projeto
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article