Projetos pequenos e simples de marcenaria

Escrito por susan lundman | Traduzido por michel montan
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Projetos pequenos e simples de marcenaria
Projetos simples de marcenaria só precisam de algumas boas ferramentas (tools image by Pavel Bernshtam from Fotolia.com)

Ferramentas simples e uma atitude disposta são os únicos requisitos que um marceneiro novato razoavelmente habilidoso precisa para lidar com qualquer quantidade de pequenos projetos de marcenaria, como os mostrados aqui. O corte será mais fácil com uma serra elétrica, mas você pode usar uma serra de mão para a maioria desses projetos com a mesma facilidade.

Casa de pássaros comum

Se você pretende construir uma casa de pássaros para fins decorativos ou não, é provável que os pássaros vão encontrar o caminho para a casa. O tamanho do buraco que você fará para a entrada determinará quais espécies vão achar a casa desejável​​: carriças gostam de buracos com cerca de 2,5 cm, chapins gostam de buracos com cerca de 2,5 cm e carrapitos gostam de buracos com cerca de 3 cm. Corte dois triângulos de tamanhos iguais com uma base de 20 cm para a frente e para trás, com um buraco perfurado na parte de trás para pendurar e um buraco na frente para a entrada. Para a base, corte um retângulo com cerca de 21 x 12 cm, com as extremidades chanfradas em 60 graus. Corte dois painéis para o teto de 22 x 15 cm, com o topo angulado para encontrar-se no pico. Use cola e pregos de acabamento para juntar tudo.

Projetos pequenos e simples de marcenaria
Imagine o teto estendendo-se ao chão para uma casa de pássaros (birdhouse -6 image by Rog999 from Fotolia.com)

Tábuas de corte e tábuas de servir

Escolher uma peça de madeira atraente e eficiente é o primeiro passo para qualquer tábua. Madeira macia como a de pinheiro é uma boa escolha para uma tábua de servir, enquanto madeiras duras, como nogueira, teca ou carvalho silvestre são boas escolhas para uma tábua de corte. Use uma serra para cortar um quadrado ou circulo simples ou projete uma forma com uma alça em uma das extremidade. Após o corte, lixe a parte de cima e as bordas e termine envernizando para deixar a cor natural da madeira brilhante. Sua tábua pode ficar plana sobre a mesa ou você pode parafusar tábuas por baixo para as pernas.

Projetos pequenos e simples de marcenaria
Esta tábua de corte tem um formato oval (Onion On Cutting Board image by Igor Golovnov from Fotolia.com)

Castiçais

Restos de madeira e criatividade são todo o necessário para projetar castiçais simples e bonitos feitos de pinheiro ou abeto de Douglas (um tipo de árvore norte americana). Por exemplo, uma série de blocos quadrados de tamanhos diferentes para segurar velas retas podem ser colocados diretamente em cima da mesa ou podem ser arranjados artisticamente numa base de madeira. Lixamento minucioso e acabamento com envernização aumentarão a granulação da madeira ou você pode pintar as alças, com cores vivas e vibrantes, para um visual mais informal.

Projetos pequenos e simples de marcenaria
Um castiçal como esse pode ter bordas agudas ou onduladas (Red Candleholder image by Walker from Fotolia.com)

Banco de jardim com duas tábuas

Usando pau-brasil de corte brusco com 5cm ou cedro e apenas três cortes de serra, uma pessoa pode fazer um banco robusto e utilizável ao ar livre rapidamente. O primeiro corte é de 1,3 metros de comprimento de uma madeira de 4 x 8 cm para o suporte da perna central; o segundo corte produz duas madeiras de 33 cm de comprimento para o suporte das pernas em cada lado, que estão conectados pelo suporte da perna; e o terceiro corte é uma prancha para a parte de cima de 35 a 40 cm de largura. Pregar e colar as peças é simples e direto. Um bom lixamento minimizará as lascas.

Projetos pequenos e simples de marcenaria
Bancos de jardim devem parecer rústicos (The Bench image by lynnmohd2 from Fotolia.com)
Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível