×
Loading ...

Projetos de prateleiras com blocos de concreto

Atualizado em 21 novembro, 2016

Com criatividade e com o planejamento apropriado, blocos de concreto podem ser usados para construir várias outras coisas além de porões e prédios comerciais. Estudantes de faculdade e artistas ecléticos, por exemplo, têm usado blocos de concreto para construir sistemas de prateleiras e outros tipos de móveis para guardas coisas há vários anos. Esses blocos não são só duráveis, como também são baratos e est'ao disponíveis em várias lojas locais de construção.

Blocos de concreto podem ser usados para muito mais coisas do que paredes de porões (block wall image by Irina Kodentseva from Fotolia.com)

Prateleiras para exibições

Talvez o projeto de móveis mais fácil e comum são os sistemas de prateleiras com blocos de concreto utilizado por estudantes de faculdade e locatários de primeira viagem ou novos proprietários de residências. Procurando por uma maneira barata de mostrar fotos e coleções de livros, as pessoas usam blocos de concreto e tábuas robustas de madeira para criar unidades de prateleira simples. Para fazer uma prateleira resistente, você precisa ter no mínimo dois blocos por prateleira e um pedaço de madeira liso. Você pode pintar ou envernizar a madeira para que combine com a sua decoração. Simplesmente posicione os blocos de concreto vertical ou horizontalmente e coloque um pedaço de madeira sobre eles. Para prateleiras com mais de 2 m de comprimento, use três blocos (dois nas extremidades e um para suportar o peso no meio da tábua). Por mais que você pense em fazer um móvel com mais de três andares de altura, é mais seguro mantê-lo com essa medida no máximo.

Loading...

Torres de música

A ideia principal é utilizar resina epóxi ou cimento de alvenaria para juntar dois blocos e empilhá-los verticalmente. Para fazer isso, utilize uma furadeira com uma broca para alvenaria e parafuse através das extremidades do bloco de concreto e do centro da madeira. Utilizando um parafuso longo com uma cabeça larga e com uma arruela, passe o parafuso através dos buracos e coloque uma arruela na outra extremidade. Rosqueie com uma porca e aperte bem para que mantenha a base ao bloco. Você também pode querer adicionar uma cobertura aos blocos de concreto para fazer uma mesa. Pinte a peça toda e arrume como for necessário para os seus alto-falantes, que ficarão em cima. As células vazadas nos blocos de cimento também fornecem um ótimo lugar para guardar caixas de CDs e DVDs.

Mobília para o exterior

Blocos de concreto são resistentes à intempérie e fáceis de realocar, fazendo-os perfeitos para serem postos ao redor de uma fogueira ou na garagem. Empilhe quatro blocos horizontalmente e utilize-os como uma mesa de apoio portátil. Para fazer um banco resistente para luaus ao redor de uma fogueira, coloque de seis a oito blocos ao comprido para fazer um banco longo, ou lado a lado para um banco largo. Coloque uma camada sobre a outra, em ordem alternada, até que você atinja uma altura confortável para sentar-se, e você estará pronto para uma noite de cachorros quentes e marshmallows. Disponha os blocos com algumas das células abertas na sua direção. Dessa maneira, elas servirão como um local de armazenamento para potes à prova d'água para guardar os seus guardanapos e talheres. Você pode inclusive empilhar alguns blocos nas extremidades para criar porta-copos para drinques.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...