Mais
×

Projetos de arte para o quinto ano do Ensino Fundamental

Atualizado em 17 abril, 2017

Alunos do quinto ano estão quase chegando ao final do Ensino Fundamental I, começando a expressar ideias mais complexas e a acomodar maior habilidade de tomar decisões, além de maior independência. Os projetos de arte para tais alunos podem começar a incluir elementos significativos de culturas e períodos históricos diversos e a permitir maior variedade de escolhas e expressões artísticas do que os currículos artísticos de anos anteriores.

Pontos, cores e perspectiva são ferramentas vívidas para projetos de arte do quinto ano (art image by Alhazm Salemi from Fotolia.com)

Pintando quadrados

Os alunos do quinto ano estão prontos para aprender que seus esforços combinados, até em trabalhos criativos, podem levar à obtenção de projetos maiores do que os que podem ser completados sozinhos. No processo, os alunos aprendem como muitas pequenas peças contribuem para a criação de um trabalho maior, que de outra forma pode parecer ameaçador. O elemento surpresa pode ser incorporado a essas lições valiosas se você der a cada aluno um pequeno quadrado cortado de uma imagem, pedindo que eles copiem a imagem no quadrado proporcionalmente em um papel muito maior. Use pinturas famosas, como a Mona Lisa, como base para esse exercício. Quando cada aluno tiver completado seu quadrado, junte todos os papéis na parede da sala de aula para criar uma versão gigante e única da obra original.

Assuntos misturados relacionados ao currículo

De acordo com o New York City Department of Education (Departamento de Educação Novaiorquino), conectar as artes visuais a outras disciplinas acadêmicas é um dos objetivos do aprendizado de artes no quinto ano. Os assuntos das aulas de história ou os personagens de livros lidos nas aulas de Português podem ser usados como temas na criação de imagens de assuntos misturados, com a utilização das recém-adquiridas técnicas artísticas.

Tecer

Os projetos de matérias sequenciais, que necessitam que os alunos deem vários passos progressivos para criar o produto final, são outro marco importante no aprendizado de alunos do quinto ano, de acordo com o New York City Department of Education. Tecer representa uma oportunidade ideal para os alunos desenvolverem um trabalho artístico partindo de um material bruto até um produto final. Um exemplo de projeto mais trabalhoso envolve dar aos alunos lã crua para que eles desembaracem as fibras e teçam-as em fusos de mão. Os alunos podem criar pequenos teares de papelão, formar um padrão de cores e tecer uma peça como amostra, que poderá ser exibida pendurada na parede, usada como porta copo ou costurada em uma bolsinha ou peça de roupa.

Nomes e autorretratos

Uma maior consciência sobre a autoimagem está se desenvolvendo nos alunos do quinto ano, e ela pode ser a base de diversos projetos artísticos. Autorretratos podem ser feitos com diversos materiais e estilos, de contornos de sombras feitos com galhos no chão a pinturas impressionistas. Os nomes dos alunos também podem ser usados para criar obras com blocos, criações de op-art e exercícios de cores contrastantes ou complementares.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article