Projetos para usar restos de azulejos de cozinha

Escrito por deborah jones | Traduzido por laísa nascimento
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Projetos para usar restos de azulejos de cozinha
Todos os tipos de azulejos de cerâmica de cozinha podem ser usados em projetos artesanais (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Azulejos de cozinha são caros, por isso reutilize qualquer um que sobrar depois de reformar o cômodo. Os azulejos de cerâmica são rígidos e possuem a superfície lisa, o que faz deles ideais para projetos artesanais. Se eles forem pequenos e de vidro, ficam ótimos em mosaicos. Vários tipos de azulejos de cozinha podem ser usados em projetos artesanais, inclusive aqueles de cores que você não gosta, já que você pode esconder a superfície original.

Outras pessoas estão lendo

Descansos para copos e panelas

Azulejos de parede do tamanho padrão 12 cm por 12 cm servem como ótimos descansos de panelas, enquanto que os menores, de 10 cm², funcionam melhor como descansos de copos. Escolha azulejos lisos e recorte figuras de revistas ou jornais ou imprima suas imagens ou receitas preferidas. Meça a imagem no azulejo. Adicione a ele uma camada de acabamento incolor de decoupagem e deixe secar. Passe cola na parte de trás da imagem e grude-a ao azulejo. Cubra-a com seis camadas de decoupagem, deixando que cada uma seque antes de adicionar a próxima. Aplique uma camada final de verniz de poliuretano para maior durabilidade.

Porta-retratos

Crie uma coleção de porta-retratos customizados. Use como base azulejos com a margem de baixo alargada ou faça recortes de dois cm de várias fotos para criar um mosaico. Passe uma camada de decoupagem no azulejo liso, cole a foto em cima e deixe secar. Faça o acabamento da placa com outra camada de decoupagem. Exponha a foto como um porta-retrato, no centro de uma moldura, ou cole um arame na parte de trás do azulejo para pendurá-la. Agrupe outras fotos presas a azulejos para fazer uma exposição.

Mosaicos

Envolva azulejos em um pano velho ou uma toalha e quebre-os com um martelo para criar cacos para um mosaico. Para criar padrões aleatórios e abstratos, utilize cacos com formatos indefinidos. Escolha vários tons de uma cor para um mosaico sutil ou azulejos coloridos que possuam cores complementares. Encaixe os cacos como se você estivesse montando um quebra-cabeças, concentrando-se mais em deixar perto os pedaços com cores complementares do que preocupando-se com o formato de cada caco. Para formas mais estruturadas, corte os azulejos com alicate apropriado. Use argamassa para colar as peças do mosaico na superfície, deixando um espaço de 0,5 cm entre elas para passar a argamassa. Quando ela estiver seca, alise-a nas brechas e limpe-as com um pano úmido para tirar o excesso.

Projetos de jardinagem

Faça caminhos em um jardim ou ornamentos como vasos ou floreiras. Utilize um concreto que vem pronto para misturar com água. Misture-o e coloque-o no molde. Você pode utilizar grandes pires plásticos que vêm embaixo dos vasos como molde. Pressione cacos de azulejos ou azulejos pequenos na parte de cima do gesso e deixe-o secar antes de removê-lo. Para decorar um vaso de terracota, cubra a parte de fora do vaso com argamassa e pressione os cacos de azulejo na superfície. Você pode adicionar uma mistura de pedregulhos aos azulejos. Essa técnica também funciona para vasos de plástico ou madeira, mas certifique-se de que o vaso é rígido, pois se não for, os azulejos irão sair à medida que ele flexiona em razão das mudanças na temperatura. Aplique selador de azulejo e de argamassa 48 horas depois de ela ser aplicada, para proteger sua criação.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível